O Fórum de Produtores Culturais celebra 7 anos de existência com debate ao vivo, no dia 18 de Setembro às 15h.
No dia 18 de setembro às 15h, o Fo?rum de Produtores Culturais celebrará seus 7 anos de existência com um painel exclusivamente feminino e inédito, transmitido em seu canal de Instagram. O debate contará com a presença da curadora e
mediadora do Fórum, Aryane Sánchez e das palestrantes que já participaram das atividades presenciais do Fórum até sua migração para o formato digital em 2020: Jô Gomes, Patrícia Guedes e Sara Loiola.
Jô Gomes é pesquisadora e professora de danças africanas e mestranda em Dança na Universidade Federal da Bahia (UFBA). É jornalista pós-graduada em Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça pela Universidade de Brasília (UnB).
Patrícia Guedes é mulher com deficiência, arquiteta, urbanista, pesquisadora em deficiência e consultora de acessibilidade especializada em
Sara Loiola é baiana radicada em Brasília, Vice-presidenta da Associação Brasileira de Festivais Independentes, associada fundadora da Associação de Produtoras Trabalhadoras da Arte e Cultura, Presidenta da Encanteria e Coordenadora Geral dos festivais Yalodê e Rojão. Recebeu o 1º Prêmio de Cultura Afro-Brasileira, concedido pela SECEC-DF por reconhecimento aos inúmeros projetos de impacto à comunidade negra no cenário cultural.
E Aryane Sánchez, co-fundadora, curadora e mediadora do Fórum de Produtores Culturais, Gestora de Marketing especializada em Políticas Culturais de Base Comunitária, premiada pelo FAC Brasília 60 na área de Gestão, Capacitação e Pesquisa.
O debate será transmitido simultaneamente do canal de Instagram do Fórum de Produtores Culturais (@forumdeprodutoresculturais) e dos das convidadas @jogomesdanca, @patykisses e @saraloiola4. O acesso é público e gratuito, sendo apenas necessário possuir uma conta na rede social também gratuita Instagram.
Saiba mais sobre o Fórum de Produtores Culturais
As lives do Fórum de Produtores Culturais em seu canal do Instagram substituíram os habituais encontros presenciais desde 2020, com a necessidade do distanciamento social e o enfrentamento à atual pandemia. A atividade gratuita que completará 7 anos em 2021, promove palestras, rodas de conversa e oficinas com personalidades representativas do cenário artístico, cultural e do empreendedorismo criativo. A realização é mantida pela gestora cultural, Aryane Sánchez, premiada pelo Fundo de Apoio à Cultura na área de Gestão, Pesquisa e Capacitação em 2020, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.
Os encontros formativos já contaram com a presença do ator Paulo Betti, da Diretora Geral do CCBB Paula Sayão, da atriz Adriana Nunes, do produtor e BBoy Alan Jhone Moreira, da poetisa e letrista Ana Terra, do produtor francês ganhador do Grammy Jacques Figueras, do escritor indicado ao prêmio Jabuti 2017 Anderson França, da percussionista e regente Silvanny Sivuca (Emicida), do consultor colombiano Jorge Melguizo, da crítica de cultura Marta Porto, do bailarino Ruan Galdino, da referência em Economia Criativa Cláudia Sousa Leitão, entre outros.
Em seus primeiros 3 anos de realização na Universidade de Brasília, a experiência serviu para estruturar a proposta de Graduação em Produção e Gestão Cultural da UnB, por meio de seu Instituto de Artes, à exemplo da graduação já existente na Universidade Federal da Bahia. Durante 2018, os encontros foram sediados no Espaço Território Criativo da Biblioteca Nacional do DF e em 2019 no Teatro Brasília Shopping, buscando oferecer maior acessibilidade e melhor comunicação com as opções de transporte público.
E com a necessidade do distanciamento social, desde 2020, os encontros ocorrem via streaming pelo canal do Fórum de Produtores Culturais na rede social Instagram: @forumdeprodutoresculturais. Com a ruptura de barreiras geográficas, tem sido possível conversar com convidados internacionais, que contribuem com a perspectiva do setor criativo em outras partes do mundo. “Uma vez que o conhecimento está sendo produzido em plena crise, é fundamental conhecer outras experiências para a criação de soluções que se apliquem à nossa realidade”, conta Aryane:
Serviço: 7 anos do Fórum de Produtores Culturais – Painel com Aryane Sánchez, Jô Gomes, Patrícia Guedes e Sara Loiola – Balanço do Setor Cultural Brasileiro nos últimos 7 anos.
Dia: 18 de setembro de 2021, às 15h. Horário de Brasília (GMT-3)
e das convidadas (@jogomesdanca, @patykisses e @saraloiola4).
Classificação Indicativa: 14 Anos
Mediação: Aryane Sánchez
Mais informações: 61 – 98205 4843