Aldeia Nagô
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O governo mais republicano da história brasileira por Juarez Guimarães

11 - 15 minutos de leituraModo Leitura

Nem o mais faccioso oposicionista ao
governo Lula conseguirá citar um décimo que seja destas ações republicanas que
tenham sido feitas por um governante do Brasil anterior ao presidente Lula.


Não
saem de nossa memória, os escândalos no governo FHC como o dos Anões do
Orçamento, dos precatórios, do DNER, da compra de votos para a reeleição em
1998, da Sudene, da Sudam, do Fat/Planfor, das Privatizações, do Proer, da
pasta Rosa, do Banestado e dos Bancos Marka e Fonte-Cidam, para citar apenas
alguns.

Mas o que mesmo foi feito de combate sistemático à corrupção pelo
governo tucano ? Quem não se lembra da figura do "engavetador-geral da
República"? O artigo é de Juarez Guimarães.

Imagine se em uma casa de mais de cem anos se fizesse, pela
primeira vez de modo profundo e sistemático por um novo ocupante, uma caça e
combate a baratas, ratos e outros bichos. As pragas, então, reveladas dariam a
impressão que a casa está muito mais suja e infestada do que era antes. Se não
fosse revelada ao público adequadamente que só agora se faz uma pesquisa e
combate sistemático a estas pragas, e que a limpeza apenas começou, ficaria a
impressão de que o novo dono "sujou geral", como se diz.

A estória revela exatamente o que ocorreu durante
o governo Lula e, de forma dramática, agora nas eleições presidenciais de 2010.
No segundo domingo de outubro pela manhã um ponto de ônibus de um bairro de
classe média alta de Belo Horizonte apareceu com a convocação fixada em letras
garrafais: " Vamos por fim ao governo Lula, o mais corrupto da história do
Brasil". Na manhã do dia seguinte, o jornal Folha de S. Pauloalardeava
que dos 19 % pontos de votação alcançados por Marina Silva, 7 % tinham migrado
de Dilma em função da denúncia sobre os lobbies dos filhos de Erenice.

Isto não surpreende a quem, por vários anos, vem
estudando o fenômeno da corrupção no Brasil. Pelo segunda ano consecutivo,
pesquisas nacionais realizadas pelo Instituto Vox Populi em 2009 identificavam
que a corrupção é muito grave para 73 % dos brasileiros e grave para 24 %
outros. 

A pesquisa registra o paradoxo da consciência
atual dos brasileiros, ao modo da estória da casa infestada de pragas e seu
novo dono mais asseado: 39 % julgam que a corrupção aumentou muito durante o
governo Lula, 33 % avaliam que ela aumentou um pouco e 19 % que ela não
aumentou nem diminuiu. Por outro lado, quando colocados diante das opções, "1-
A corrupção aumentou durante o governo Lula" ou "2- Durante o governo Lula, o
que aumentou não foi a corrupção, mas a apuração dos casos que ficavam
escondidos", 75 % optavam pela resposta 2 e apenas 15 % pela resposta 1. 

Os liberais conservadores e a mídia empresarial,
liderados pelo ex-presidente FHC, compreenderam muito bem e antes a moral da
estória da casa infestada e seu novo dono. Já passou da hora do novo governante
da república brasileira, historicamente marcada pela corrupção sistêmica, vir a
público para esclarecer os vizinhos da sua rua. O preço a pagar pelo silêncio é
muito alto: os vizinhos podem até querer expulsá-lo de lá. 

No livro mais denso e amplo de reflexões sobre a
corrupção já elaborado no Brasil ( Corrupção- Leituras críticas,
Editora UFMG, 2008), que mobilizou mais de 60 intelectuais de várias áreas, a
crítica ao critério único da percepção como medição da corrupção aparece em
vários momentos, inclusive aos relatórios divulgados pelo Banco Mundial. Por
este critério único da percepção, por exemplo, uma ditadura que silenciasse
todo tipo de crítica pode parecer como a menos corrupta.

Os brasileiros não sabem, por exemplo, que os
escândalos dos Sanguessugas, dos Vampiros, dos Gafanhotos, do Propinoduto da
Receita, do Gabiru, da Confraria, da Navalha, do Valerioduto e tantos outros
foram revelados durante o governo Lula mas tinham origem em governos
anteriores. 

O governo mais republicano da história
A prova, fartamente documentada e sistematizada,
que o governo Lula, exatamente ao contrário do que diz o cartaz apócrifo
pregado em um manhã de domingo em Belo Horizonte, é o governo mais republicano
da história do país está no pequeno e precioso livro de Jorge Hage,
ministro-chefe da Controladoria Geral da União, intitulado "O governo Lula e
o combate à corrupção
" ( Editora Fundação Perseu Abramo, 2010). Lá se
informa, de modo didático, aos vizinhos da rua o que o novo morador da casa
anda fazendo em três capítulos: Fatos e números na área da repressão à
corrupção; Fatos e números na área de prevenção e transparência; Fatos e números
na área do Controle Interno (principais inovações).

O que já foi feito nestes anos foi suficiente para
que o professor Stuart Gilman, consultor da ONU e do Banco Mundial e uma das
maiores autoridades do mundo no tema anticorrupção, afirmasse: "Atualmente,
coisas impressionantes têm sido feitas na luta anticorrupção (no Brasil)…,(o)
trabalho na CGU é reconhecido mundialmente. O Portal da Transparência, onde os
cidadãos podem ver onde o dinheiro público supostamente deve ser gasto, foi uma
excelente idéia que se tornou um modelo para outros países. O Brasil está
fazendo um grande trabalho, de verdade. E é também verdade que ainda há muito
por fazer." ( Carta Capital,16 de dezembro de 2009). Além disso, o
Brasil foi classificado em oitavo lugar em um ranking de 85 países que tiveram
o grau de transparência de seus orçamentos públicos analisado pelo
International Budget Partneship (IBP), uma ONG com sede em Washington.

Em um Estado que tem uma história de corrupção
sistêmica e não eventual, o combate à corrupção deve ser sistemático. O comando
deste trabalho está na Controladoria Geral da União (CGU), que realizou três
concursos públicos de 2003 a 2009, aumentando seu quadro efetivo de 1430 a
2.286 analistas e técnicos, elevou os salários de seus quadros e investiu
fortemente em equipamentos.

A CGU tem funcionado como uma inteligência
articuladora da luta contra a corrupção: com a Polícia Federal, mas também com
o Ministério Público ( 2452 procedimentos judiciais instaurados em decorrência
das fiscalizações da CGU), com a Advocacia Geral da União ( 340 ações de improbidade
ajuizadas com fundamento nos trabalhos da CGU), com o Tribunal de Contas da
União ( 11 mil Tomadas de Contas Especiais, com retorno potencial de 4,3
bilhões de reais aos cofres públicos) Da CGU partiram as principais inovações
no combate à corrupção, que podem ser reunidas em sete.

A primeira foi a criação – antes não havia – de Um
Sistema de Correição da Administração Federal, com uma corregedoria setorial em
cada ministério e uma corregedoria-geral na CGU. Isto permite a punição
exemplar e justa a funcionários corruptos sem ter que esperar a longuíssima
tramitação processual no Judiciário. Até 31 de dezembro de 2009, já perderam o
cargo efetivo ou aposentadoria, 2398 servidores federais, entre os quais 231
ocupantes de altos cargos, como dirigentes e superintendentes de estatais,
secretários e subsecretários de ministérios, procuradores e fiscais da Receita,
gerentes, juízes. 

A segunda inovação foi a articulação CGU e Polícia
Federal, que exponenciou – como nunca havia sido visto antes no Brasil – as
operações especiais de desbaratamento de máfias de corrupção: de 2004 até 15 de
dezembro de 2009, a PF realizou 995 operações, com a prisão de 12.989
pessoas. 

A terceira inovação foi a introdução sistemática
da punição aos corruptores – antes não havia – , em geral empresas que fraudam
obras e serviços públicos. Foi criado o Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas
e Suspensas, disponibilizado na Internet, que evita, por exemplo, que uma
empresa punida na Bahia seja contratada pelo estado do Rio de Janeiro ou pelo
próprio governo federal. Está também em tramitação no Congresso Nacional um
projeto de lei, enviado pelo governo Lula, que estabelece pela primeira vez
punições e multas elevadas a empresas corruptoras. 

A quarta inovação – antes não havia – foi a
criação do Portal da Transparência (
www.portaldatransparência.gov.br), considerado modelo no mundo. Ele abriga hoje cerca de 900
milhões de unidades de informação, envolvendo a aplicação de recursos
orçamentários superiores a 6,4 trilhões ( de 2004 a 2009). Criado em linguagem
didática e cidadã, intelegível ao cidadão comum, sem senha nem cadastro, ele
permite, por exemplo, saber os detalhes de cada programa federal, de cada verba
e de cada beneficiário, mês a mês, nome por nome, endereço por endereço. 

A quinta inovação – antes também não havia – foi o
Programa de Fiscalização por Sorteios, que fiscaliza o uso dos recursos
federais repassados aos municípios nas diversas funções, como educação, saúde,
assistência social, habitação. A escolha da amostra a ser fiscalizada é feita
por sorteios públicos na Caixa Econômica Federal. Já foram fiscalizados , com
auditorias diretas e minuciosas em cada local , 1 700 municípios envolvendo 13
bilhões de recursos federais. O mesmo foi feito para os recursos federais
repassados aos estados, com 77 fiscalizações e recursos superiores a 6 bilhões
de reais. 

A sexta inovação – também isto não existia! – foi
a criação do Conselho de Transparência Pública e combate à Corrupção, que
estabelece a ponte com a sociedade civil. O Conselho tem vinte integrantes,
entre os quais a OAB, a ABI, a ONG Transparência Brasil, entidades das classes
patronais e dos trabalhadores. O Programa Olho Vivo já formou 19 mil cidadãos e
editou 2 milhões de cartilhas, ensinando como controlar o dinheiro público. Os
projetos da CGU voltados à promoção da ética e da cidadania entre a juventude
já mobilizam cerca de 740 mil crianças e jovens, bem como 23,5 mil professores,
de 5.500 escolas brasileiras.

Por fim, a sétima inovação – está também era um
problema básico não enfrentado – é o encaminhamento de um Projeto de Lei pelo
presidente Lula ao Congresso Nacional tornando mais rigorosas as punições por
crimes contra a corrupção por autoridades do primeiro escalão no plano federal,
estadual e municipal. Os crimes de corrupção, além de ter a pena dobrada,
seriam pelo Projeto de Lei considerados hediondos, tornando-se inafiançáveis,
sendo os criminosos passíveis de decretação imediata de prisão temporária de 30
dias, renováveis por igual período, sendo vedados os benefícios de anistia,
graça ou indulto. 

Cidadão e corrupção
Nem o mais faccioso oposicionista ao governo Lula
conseguirá citar um décimo que seja destas ações republicanas que tenham sido
feitas por um governante do Brasil anterior ao presidente Lula. Não saem de
nossa memória, os escândalos no governo FHC como o dos Anões do Orçamento, dos
precatórios, do DNER, da compra de votos para a reeleição em 1998, da Sudene,
da Sudam, do Fat/Planfor, das Privatizações, do Proer, da pasta Rosa, do
Banestado e dos Bancos Marka e Fonte-Cidam, para citar apenas alguns. Mas o que
mesmo foi feito de combate sistemático à corrupção pelo governo tucano ? Quem
não se lembra da figura do "engavetador-geral da República" ? Só pelo
Ministério da Justiça passaram nove titulares em oito anos, mostrando a
desconsideração total com esta área. E a Polícia Federal no governo FHC, ao
invés das 1150 operações especiais feitas até agora pelo governo Lula, fez
apenas…23 operações especiais!

Mas as denúncias comprovadas de atos de corrupção
durante o governo Lula demonstram também que o desafio está longe de ser
vencido, apesar dos avanços fundamentais conseguidos. Na maior parte da
história do Brasil não havia democracia e, portanto, controle social. E quando
a democracia foi reconquistada, os valores e instituições republicanas estavam
profundamente corroídos.

Além de histórica, a corrupção no Brasil é
sistêmica, é capaz de se reproduzir de forma permanente através das relações
entre as empresas e bancos e o sistema político, os partidos e as eleições
caríssimas que funcionam com financiamento privado sem controle devido. Sem a
reforma política, que introduza o financiamento público e rigorosamente
controlado, os circuitos da corrupção serão sempre renovados a cada eleição.

Além disso, nossa legislação penal e processual só
permite levar o réu à prisão após o trânsito em julgado do último recurso,
geralmente no Supremo Tribunal Federal. Não há nenhum país do mundo que ofereça
tantas oportunidades aos criminosos de fugir aos rigores da lei. Os recursos e
procedimentos protelatórios, usados principalmente por quem pode pagar bancas
especializadas de advogados, estimulam a sensação de que o corrupto jamais terá
a pena que merece.

O Brasil já consegue ver no horizonte mais próximo
o fim da miséria. Precisa agora ver também o fim próximo da corrupção
sistêmica. Assim como diz o poeta, para que rimar amor e dor, cidadão não rima
com corrupção.

No dia 12 de outubro, Dilma afirmou com veemência,
após defender a urgência da Reforma Política: " O Brasil precisa hoje também
uma melhoria nos padrões éticos e morais e necessita, para transformar-se numa
sociedade desenvolvida, que a gente valorize a relação da Nação com valores
culturais,e éticos e morais. É um todo que começa no combate ferrenho à
corrupção. É importante perceber que não haverá impunidade no meu governo."

Artigo publicado originalmente em www.cartamaior..com.br

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