O Programa Caminhos da Leitura trabalha a temática Consciência Negra no mês de Novembro
Caminhos da Leitura é um programa de arte-educação da Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos, por meio da Gerência de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura, que visa incentivar o hábito e o prazer da leitura, com circulação de livros, exposições, contação de histórias, encontros com escritores, oficinas de produção de bonecos e apresentação de Contos Cantados em escolas, bibliotecas e Praças nos bairros de Cajazeiras, Liberdade e Ribeira, até o final de novembro, tendo Consciência Negra como tema central das ações.
Para realização desse projeto socioeducativocultural, foi necessária uma articulação com as organizações sociais e lideranças dos bairros selecionados, que vêm contribuindo significativamente para o desenvolvimento das atividades promovidas.
O objetivo, além do incentivo à prática da leitura, é estimular a Implantação de um projeto de leitura permanente nos bairros, como ponto fixo de distribuição de livros em parceria com o projeto Livres Livros e uma biblioteca itinerante em cima de uma bicicleta, Bibliocicleta.
Confira a programação para as próximas semanas de Novembro:
20.11 – 09h – Escola Municipal Abrigo Filhos do Povo – Liberdade
Será promovida mais uma edição da exposição itinerante Caderno do Saber: Consciência de Uma Etnia.
22.11 – 15h – Praça da Madragoa – Ribeira
Acontece mais uma edição do sarau literário Leiturinha Cantada, que fará apresentações dentro do contexto Consciência Negra. Aberto ao público.
23.11 – 19h – Colégio Pirajá – Liberdade
Conversa com o Autor, nessa edição, traz como convidadas, a atriz, museóloga e escritora, Cassia Valle, autora do livro CALU: uma menina cheia de história e Joana Flores, doutora em museologia, autora do Livro Mulheres Negras e Museus de Salvador, que vão bater um papo com os alunos, professores e funcionários do Colégio Pirajá.
28.11 – 15h – Escola Municipal Irmã Dulce – Cajazeira
A FGM promove o sarau Leiturinha Cantada com o tema Consciência negra, para alunos, professores e funcionários da Escola Municipal Irmã Dulce.
30.11 – 15h – Plano Inclinado Liberdade – Liberdade
A última edição do sarau literário Leiturinha Cantada fará apresentações dentro do contexto Consciência Negra. Aberto ao público, e contará com a presença de Fernando Guerreiro, Presidente da FGM.