Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

ª Roda de Conversa 4 Pontos das Baianas

3 - 4 minutos de leituraModo Leitura
Rita_Santos_-_ABAM_NACIONAL

A Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivos da Bahia – ABAM fundada em 1992 como uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cuja finalidade e objetivo principal é a promoção dos meios necessários para desenvolvimento e bem estar de suas associadas, as baianas de acarajé. O trabalho da Associação é voltado para a profissionalização, preservação dos saberes, fazeres e disseminação do ofício das baianas. Hoje a entidade conta com aproximadamente 4.000

baianas filiadas e tem como foco a capacitação dessas empreendedoras com cursos profissionalizantes, eventos socioculturais, palestras e workshop ajudando na solidificação e manutenção desta tradição.

Devido aos impactos provocados pela pandemia mundial da Covid-19, algumas atividades da ABAM precisaram ser suspensas e outras remanejadas para o formato híbrido ou totalmente virtual. Sendo assim, a “Iª Roda de Conversa 4 Pontos das Baianas”, a ser realizada 31/03/2021 (Quarta-feira), às 19h, no canal oficial do youtube “Associação das Baianas”, tem como objetivo traçar um paralelo sobre as dificuldades, necessidades, relação com a ancestralidade e mecanismos adotados para superar este período de colapso tão difícil, vivenciado pelas baianas de acarajé.

As convidadas são Baianas de Acarajé que atuam como Coordenadoras da ABAM em seus territórios brasileiros: Angelimar Trindade – Bahia, Cirleide Rodrigues (Mãe Bia de Pombo Gira) – Ceará, Eleonora Alves – São Paulo e Rosa Perdigão – Rio de Janeiro, a mediação será feita pela anfitriã e Presidente da ABAM Nacional – Sra. Rita Santos.

O evento é uma ação de contrapartida da Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivos da Bahia – ABAM, com uso do subsídio pago pelo Mapa Cultural de Salvador da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

CONVIDADAS:

Angelimar Trindade – Bahia

Baiana de Acarajé há 12 anos, atuante em seu ponto fixo no IAPI, bairro popular de Salvador, a empreendedora tornou-se conhecida pela sua presença marcante em diversos eventos corporativos e culturais em toda Bahia.

Cirleide Rodrigues (Mãe Bia de Pombo Gira) – Ceará

Residente em Fortaleza no Ceará, a empreendedora e Mãe de Santo Cirleide Rodrigues, reproduz o legado deixado pelas suas ancestrais através dos seus preparativos para comercialização em seu tabuleiro, sua fonte de amor e renda.

Eleonora Alves – São Paulo

Doné Eleonora, como é conhecida essa detentora de saberes e fazeres da cidade Hortolândia, em São Paulo. Acumula em suas benfeitorias articulações políticas e culturais com as baianas do seu  estado, visando condições de trabalho para profissão que desenvolve há 20 anos.

Rosa Perdigão – Rio de Janeiro

Empreendedora e conhecedora das múltiplas funções do dendê, iguaria necessária para manter seu tabuleiro há mais de 10 anos na Cinelândia – Centro do Rj, Rosa Perdigão tem maior orgulho em ser a Coordenador Geral da ABAM no estado do Rio de Janeiro.

MEDIAÇÃO:

Rita Santos, atual Presidente Nacional da ABAM, desenvolve suas atividades nesta importante associação há 10 anos, sempre em busca de melhores condições de trabalho para as Baianas de Acarajé, visando apoio por parte de entidades e instituições públicas e privadas.

PROGRAMAÇÃO:

Evento: Iª Roda de Conversa 4 Pontos das Baianas

Quando: Quarta-feira (31/03/2021)

Horário: 19h

Local: Canal oficial da ABAM no Youtube – “Associação das Baianas”

https://www.youtube.com/channel/UCmZYtf6LeEB3wYGKnX-mzDw

19:10 TEMA 1

v  O que é ser Baiana de Acarajé?

19:40 TEMA 2

v  Qual a importância ABAM em seu estado?

20:20 TEMA 3

v  Baianas de Acarajé no Brasil X Pandemia Mundial

20:50 TEMA 4

v  Religiosidade e ancestralidade no tabuleiro das Baianas.

21:20 FINALIZAÇÃO:

Agradecimento aos participantes e respostas a possíveis perguntas no chat.

Compartilhar:

Mais lidas