Oguntec promove educação científica na rede estadual de ensino
Alunos do curso técnico em administração do Colégio Estadual Edgard Santos, localizado no Garcia, terão a oportunidade de aprimorar soluções inovadoras, criadas por eles, para resolver problemas da comunidade do entorno da escola.
Os estudantes fazem parte do projeto Oguntec, iniciativa do Instituto Cultural Steve Biko, em parceria com a Dow – indústria química presente na Bahia há mais de 40 anos. O programa de educação científica tem o propósito de estimular a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento de plataformas tecnológicas, que atendam às necessidades da sociedade.
Em 2017, os alunos do colégio foram desafiados a criar projetos nas áreas de gestão dos resíduos sólidos, reuso da água, uso consciente da energia solar, acessibilidade e preservação da história do bairro. Este ano, esse trabalho será aprimorado.
“Os projetos serão plenamente desenvolvidos, para que as ideias se transformem em protótipos, a serem validados pela comunidade escolar e do entorno do Colégio Edgard Santos”, explica a diretora pedagógica do Instituto Steve Biko, Tarry Cristina. As atividades do Oguntec serão reiniciadas em abril. Projeto de vida e desenvolvimento de carreira; CCN (Cidadania e consciência negra); Introdução à automação de pequenos processos; Oficina de tutoria de especialistas (para o desenvolvimento de projetos); Gestão de projetos e Inglês instrumental serão temas abordados nas aulas e oficinas.
“O objetivo é promover a incorporação dos saberes ligados à ciência e tecnologia no ambiente cultural dessa população, preparando-a para interagir com os novos desafios da sociedade tecnológica, aumentando as possibilidades de superação das desigualdades raciais e de gênero, tão presentes no contexto do mercado de trabalho e distribuição de renda na Bahia”, explica a diretora pedagógica do Steve Biko.
Aplicativo para mapear acessibilidade
O aplicativo para smartphones AMP – Acessibilidade para Todos foi o projeto vencedor do desafio de inovação proposto aos estudantes pelo Oguntec em 2017. A plataforma vai mapear, de forma colaborativa, as áreas acessíveis e inacessíveis para pessoas com deficiência, na capital baiana.
O aplicativo terá sessão para disponibilizar leis e normas de acessibilidade, um fórum para atendimento dos usuários, barra de pesquisa para buscar estabelecimentos acessíveis e indicação das melhores rotas para quem tem dificuldade de locomoção.
“No final do semestre, estamos prevendo uma atividade de interação entre[MF(2] os alunos e os profissionais da Dow Chemical, empresa parceira do projeto”, adianta Tarry. A Dow apoia o Instituto Cultural Steve Biko porque entende que a instituição traz um novo olhar para a formação do aluno, na medida em que contribui para o desenvolvimento e elevação da autoestima do estudante negro e afrodescendente.
“A parceria com o projeto Oguntec faz parte da estratégia de cidadania corporativa da Dow, que prevê, entre seus focos de atuação, desenvolver iniciativas que buscam despertar o interesse e melhorar a preparação dos alunos nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática”, esclarece Diego Arango, Líder do Site da Dow em Aratu.
Hoje, a escassez de talentos, especialmente nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, é um desafio para as economias em todo o mundo. Aliado a esse problema, está a maneira desigual em que as vagas nessas carreiras são distribuídas, entre grupos sociais e raciais no Brasil, assim como as desvantagens socioeconômicas decorrentes dessas desigualdades.
Sobre a Dow
Presente no Brasil desde 1956, a Dow emprega cerca de 2.800 pessoas em 8 unidades fabris, 3 centros de pesquisa e 2 escritórios, entre eles a Diamond Tower, sede da Companhia na América Latina, localizada na cidade de São Paulo (SP). As unidades de produção e pesquisa da Dow no Brasil estão localizadas nos Estados da Bahia (Aratu), São Paulo (Guarujá, Hortolândia, Jacareí, Jundiaí e São Paulo), Minas Gerais (Santos Dumont e Santa Vitória) e Pará (Breu Branco).
Ao mesmo tempo em que está comprometida com a solução de problemas globais, a Dow Brasil desenvolve ações focadas nas necessidades regionais e locais. A empresa mantém diversos programas de impacto social, em benefício das comunidades onde está inserida, investindo US$ 3,7 milhões nos últimos 5 anos e impactando aproximadamente 1 milhão de pessoas.