Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Orquestra de Câmara Salzburg Chamber Soloists se apresenta em novembro, no TCA

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura
Salzburg_Chamber_Soloists_1_Fabio_Borquez

A Orquestra de Câmara Salzburg Chamber Soloists inaugura a Tour Brasil no Teatro Castro Alves, dia 03 de novembro, às 21h. Os ingressos estão à venda nas bilheterias do TCA, postos SAC dos shoppings Barra e Vela Vista ou no site Ingresso Rápido.

Considerada uma das mais renomadas orquestras europeias, a austríaca Salzburg Chamber Soloists já rodou o mundo, com passagens pelo Brasil em 2005 e 2007, e chega à capital baiana pela primeira vez, sob a batuta do maestro Lavard Skou-Larsen – seu fundador e diretor artístico. A turnê nacional segue até o dia 12 de novembro, com shows já confirmados no Rio de Janeiro (04), Belo Horizonte (05), Porto Alegre (08), Blumenau (10), Florianópolis (11) e Cutiriba (12).

O programa traz obras de Mozart (Divertimento em Re-Maior, KV 136), Ernest Chausson (Concerto para Violino, Piano e arcos ap. 21), Anton Bruckner (Adagio para cordas) e Maurice Ravel (Quarteto para arcos em Fa-Maior, com arranjo para orquestra de cordas adaptado por Lavard Skou-Larsen). A apresentação conta com solo do próprio maestro, ao violino, e ainda do premiado pianista Phillippe Raskin, diretor artístico do César Franck International Piano Competition (Bruxelas) e do Festival Ressonances Musique de Chambre (França).

A Orquestra – Com um repertório que vai do barroco ao clássico, com incursões na música de vanguarda, a orquestra aposta na unicidade de seus músicos e na liberdade criativa. A proposta é de que todos os instrumentistas dialoguem entre si como solistas – daí, o próprio nome do grupo.

Inspirada no trabalho dos maestros Sándor Végh e Sergiu Celibidache, a Salzburg Chamber Soloists já executou concertos com obras de Antonio Vivaldi, Astor Piazzolla, Mendessohn, Elgar e Bartok, entre outros grandes nomes da música. O grupo tem quatro discos gravados.

O maestro – Aos quatro anos, Lavard Skou-Larsen já praticava o violino no método Suzuki – no qual se aprende brincando. Formou-se na Universidade Mozarteum, em Salzburg, com passagens também por centros de estudo em Viena. Premiado e respeitado internacionalmente, o maestro participou de importantes festivais e séries de concertos, e regeu orquestras da Itália e Inglaterra, entre outras. Atualmente, é professor de violino na Universidade Mozarteum e da cadeira de prática de orquestra, e maestro titular da Deutsche Kammerakademie Neuss am Rhein (Alemanha).

Em suas entrevistas, sempre ressalta o poder da música como algo maior, transcendental, e que ajuda na compreensão da alma e do espírito. “A música realmente pode resolver coisas”, defende.

Compartilhar:

Mais lidas