Orquestra Museofônica realiza apresentações no Museu da Misericórdia em homenagem ao Dia dos Avós
A Orquestra Museofônica e a Santa Casa da Misericórdia promovem em 27, 28 e 29/07, às 14h, uma série de apresentações em homenagem ao Dia dos Avós, comemorado em 29/07. A parceria, que levará as tocatas ao Museu da Misericórdia (Rua da Misericórdia, Pelourinho), tem como objetivo estreitar as relações entre grupos da terceira idade e o setor educativo do museu, buscando promover um diálogo mais participativo. Durante o projeto será trabalhada a importância do movimento do corpo através da dança, contando com a participação de residentes de abrigos, asilos, e grupos de convivência situados no Centro Histórico e em outras localidades de Salvador.
Orquestra Museofônica
A Orquestra Museofônica é uma proposta pedagógica musical idealizada pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), Ana Liberato, tendo como referencia a Coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais Emília Biancardi. É composta por cerca por 30 integrantes, funcionários atuantes nas instituições museais e no IPAC, além de músicos convidados. Os instrumentos utilizados nas apresentações são provenientes das viagens de Biancardi por terras africanas, indígenas, orientais e europeias.
A Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC) é uma unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).