Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Orquestra Plástica realiza apresentação musical no Polo Cidadania sábado (11)

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura
Neojiba

Músicos da Orquestra Plástica do NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) participam da 10ª edição do Polo Cidadania, na Cidade do Saber, em Camaçari.

Neste sábado (dia 11), às 12h, os músicos Airã Santos, Larissa Franco e Luã Almeida realizam uma apresentação especial utilizando instrumentos confeccionados a partir de canos de PVC. O projeto conta com o patrocínio da Braskem e do Governo do Estado, através do Programa Fazcultura, desde seu primeiro ano. Essa será a primeira vez que o violoncelo de plástico será tocado para o grande público.

Em Camaçari, Airã Santos toca a viola e o violino de plástico – primeiros instrumentos confeccionados pela Orquestra Plástica. Larissa Franco estreia o violoncelo de plástico e Luã Almeida faz o acompanhamento no teclado. Todos os jovens são integrantes da Orquestra Juvenil da Bahia – principal formação musical do NEOJIBA. No repertório, grandes compositores brasileiros como Heitor Villa Lobos e Luiz Gonzaga.

Todos os instrumentos foram confeccionados no Atelier de Lutheria de Plástico do NEOJIBA, sediado no CESA (Centro Educacional Santo Antônio), em Simões Filho. Estes instrumentos, fabricados com matéria-prima reutilizável, criam condições para que mais crianças e adolescentes tenham acesso à iniciação musical. O plástico garante maior durabilidade ao instrumento em decorrência da resistência à umidade, oferece também maior resistência a impactos físicos e reduz os custos com a manutenção, pois não demanda colagens e ajustes frequentes.

Sobre a Orquestra Plástica

É um projeto de desenvolvimento e difusão de uma tecnologia social implantado pelo NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) desde 2014. A iniciativa desenvolve instrumentos musicais com canos de PVC e capacita adolescentes e jovens no ofício da lutheria, articulando por meio da música os campos da sustentabilidade e da inclusão socioprodutiva.

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o Estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.

Sobre a Braskem

Com uma visão de futuro global, orientada para o ser humano, os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico. É a maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos, e faturamento de R$ 55 bilhões em 2016. Exporta para Clientes em aproximadamente 100 países e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

Compartilhar:

Mais lidas