Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Palacete exibe documentários sobre patrimônios imateriais até janeiro (2017)

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura
AfoxsBahia_1

Até janeiro de 2017, todas as quintas-feiras, o Palacete das Artes (Rua da Graça, 284, tel. 3117-6987), em Salvador, exibe documentários produzidos pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). “São vídeos sobre manifestações culturais que foram chanceladas como Bens Imateriais da Bahia através de pesquisas e dossiês elaborados por equipe multidisciplinar de especialistas do instituto”, afirma o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira. A entrada é gratuita e as sessões têm início sempre às 17h. A sala, capaz de comportar 40 pessoas, está sujeita a lotação. Ao todo serão 12 sessões.

Amanhã, quinta-feira (24), às 17h, será exibido o documentário sobre a ‘Festa do Bembé do Mercado’, produzido em 2014, com duração de 35’ (trinta e cinco minutos). O Bembé reúne cerca de 40 terreiros de candomblé no município de Santo Amaro e reproduz a comemoração pela abolição da escravatura ocorrida em 13 de maio de 1888, quando os escravos saíram às ruas para festejar a liberdade. “Mas a Festa do Bembé começou no ano seguinte, em 13 de maio de 1889, quando João de Obá armou um barracão, fincou o mastro com bandeira branca e bateu tambores em homenagem aos Orixás”, explica João Carlos.

AFOXÉS em DEZEMBRO – Em dezembro, todas as quintas-feiras, nos dias 1º, 8, 15, 22 e 29, será a vez da tela do Cine Palacete exibir Desfile de Afoxés, documentário produzido pelo IPAC em 2010 e com 28’ (vinte e oito minutos) de duração. O tema gerou pesquisas e dossiê do IPAC. A proteção do bem cultural foi solicitada pelo Afoxé Filhos de Gandhy. Após o trabalho do IPAC, o Desfile de Afoxés foi inscrito no Livro Especial de Registro de Eventos e Celebrações da Bahia.

Os primeiros registros sobre os afoxés da Bahia datam do final de 1895, via clubes de negros que tinham organização carnavalesca formalizada. O afoxé é definido como uma manifestação carnavalesca composta pelo ritmo ijexá (tocado com as mãos, aquidavis/baquetas e agogô), com cânticos, indumentárias, instrumentos musicais e ritual. A proteção como Patrimônio Imaterial foi para o conjunto dos Desfiles de Afoxés, cortejos que saem nas ruas durante o carnaval.

RIQUEZA – Já em janeiro/2017, o cinema exibirá o documentário Carnaval de Maragojipe, produzido em 2010 e com 25’ (vinte e cinco minutos). As sessões acontecem nas quintas, nos dias 6, 13, 20 e 27 de janeiro, às 17h. Para o diretor do Palacete, Murilo Ribeiro, a ação dinamiza o espaço e dissemina as ações do IPAC. “Mais uma oportunidade para baianos e turistas conhecerem a nossa diversidade cultural, valorizar, preservar e espalhar para o mundo a riqueza e a importância do patrimônio da Bahia”, diz Ribeiro.

, facebook Ipacba Patrimônio, twitter @ipac_ba e instagram @ipac.patrimonio.

SERVIÇO

O QUE: Exibição dos documentários ‘Festa de Bembé’, ‘Festa dos Afoxés’ e ‘Carnaval de Maragojipe’.

QUANDO: Todas as quintas-feiras de novembro, dezembro e janeiro, às 17h.

ONDE: Sala de cinema do Palacete das Artes.

Rua da Graça, nº 289 – Graça – Tel. 71 3117-6987.

Compartilhar:

Mais lidas