Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Palestra “Criação Coletiva” dedica-se ao público de artes cênicas amanhã (15) na Caixa Cultural Salvador

3 minutos de leituraModo Leitura
Guilherme_Bonfanti_-_foto_Diego_Bresani

Amanhã, das 14h30 às 18h, a lingüista e semióloga Cecília Almeida Salles e o designer de luz e diretor do Teatro da Vertigem, Guilherme Bonfanti,  discutem, a partir de suas pesquisas e experiências, as especificidades do processo criativo compartilhado, pensando a beleza da precariedade de formas inacabadas e da complexidade de sua metamorfose.

A apresentação, aberta ao público mediante a doação de um quilo de alimento, encerra o ciclo de palestras da Semana Pensamento Criativo, que desde terça-feira última (12) reuniu na Caixa Cultural Salvador, especialistas de diversas áreas do conhecimento para debater sobre os diversos elementos e variáveis que influenciam e determinam a produção criativa.

O designer de luz paulistano Guilherme Bonfanti é, junto com Antônio Araújo, um dos fundadores do Teatro da Vertigem e do curso de Iluminação da São Paulo Escola de Teatro. Atua, desde 1987, em diversos projetos de artes visuais, arquitetura, mostras e exposições, moda, eventos profissionais e corporativos. Iniciou a carreira como técnico de luz no Espaço Off, casa noturna de Celso Curi, em São Paulo, centro difusor da arte experimental do período, atuando em dezenas de realizações. Em 1992, funda o Teatro da Vertigem com Paraíso Perdido, parceria já soma mais de 23 anos. Fez projetos para a 23ª, 24ª, 25ª e 26ª Bienais Internacionais de São Paulo e Mostra dos 500 anos, projetando e coordenando todo o projeto luminotécnico das exposições.

Cecilia Almeida Salles é pesquisadora em linguística e aprofunda suas experiências em processos de criação artísticos coletivos. Tem graduação em Língua e Literatura Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976), mestrado em Linguística Aplicada e Estudos de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990). Atualmente faz pós-doutorado no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. É professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e é coordenadora do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação.

A Semana Pensamento Criativo é uma realização de Bruna Neiva e Virginia Manfrinato, da Mira Produção e Arte, e foi vencedora do edital de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural 2017 para as cidades de Brasília (DF), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ). Além de aproximar o público a especialistas que trazem reflexões acerca do fazer artístico, o evento se propõe a pensar a arte como vetor de resistência e caminho para proposições sociais, políticas e do afeto.

 

Ficha Técnica

Realização Mira Produção e Arte

Produção executiva Bruna Neiva e Virginia Manfrinato

Assistência de produção Gisele Lima

Design Gabriel Menezes

Assessoria de imprensa Viva Comunicação Interativa

Produção local: Giro Produções

Site e mídias sociais: Full Target

Serviço:

Semana Pensamento Criativo

Palestras

De 12 a 15 de setembro, das 14h30 às 18h00

Vagas limitadas, sujeitas à lotação da sala

Oficina

16 e 17 de setembro, das 14h às 19h

20 vagas

Local: CAIXA Cultural Salvador

Endereço: Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador (BA)

Telefone: (71) 3421-4200

Classificação indicativa: 14 anos

Conveniência: estacionamento gratuito ao lado no fim de semana

Foto: Diego Bresani

Compartilhar:

Mais lidas