Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Panorama de cinema traz clássicos baianos em Sessões Especiais

3 minutos de leituraModo Leitura
Panorama_de_cinema

O festival XII Panorama Internacional Coisa de Cinema tem abertura nesta quarta-feira (09), no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, a partira das 20h. A programação de sessões especiais inclui ainda O Ornitólogo (2016), de João Pedro Rodrigues. Uma produção conjunta entre Portugal, França e Brasil, que foi premiada no último Festival de Locarno (Suíça) e será exibida gratuitamente no lançamento.

O Panorama acontece de 9 a 16 de novembro, em Salvador e Cachoeira. A iniciativa é uma realização da produtora Coisa de Cinema, com patrocínio da Petrobras e do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura.

Clássicos Baianos

Duas produções que marcaram a cultura baiana serão exibidas nas Sessões Especiais do XII Panorama Internacional Coisa de Cinema. Premiado nas principais categorias do Festival de Gramado de 1989, SuperOutro levou o trabalho do cineasta Edgar Navarro para Cuba, Turquia, EUA e outros países. Sete anos depois, foi a vez de José Araripe Jr. arrebatar os júris oficial e popular do Festival de Brasília com seu Mr. Abrakadabra!.

Uma das obras do livro 100 Melhores Filmes Brasileiros, organizado pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), SuperOutro será exibido na sessão especial da entidade, dia 15 (terça-feira), às 18h05. O filme narra a história de um louco que vive nas ruas de Salvador e, para se libertar da miséria, se aventura pela cidade. Um dia, ele decide arriscar-se no próprio sonho: voar como um super-herói. Edgar Navarro e o ator Bertrand Duarte, protagonista da história, acompanharão a exibição e conversarão com o público após a exibição.

Responsável pela direção de arte de SuperOutro, José Araripe Jr. será homenageado na Sessão Especial ‘Comemorativa de 20 anos’, que exibe o curta Mr. Abrakadabra!, realizado em 1996. A ser exibida no dia 14 (segunda-feira), às 18h55, a produção narra a história de um velho artista, que, impossibilitado de fazer suas mágicas, organiza um plano de suicídio, mas é surpreendido por novos acontecimentos.Araripe participará de debate com o público ao final.

Protagonizado por Elke Maravilha (1945-2016), A Noiva da Cidade (1978), do cineasta e jornalista Alex Viany, é a atração da Sessão Cineclube Walter da Silveira, que acontece neste domingo (13), às 19h, na Sala Walter da Silveira, localizada nos Barris. O filme apresenta uma famosa atriz de cinema que retorna à sua cidade natal, na tentativa frustrada de se reconectar com seu antigo estilo de vida.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *