Patrimônio É… Águas: do natural ao sagrado
Próxima terça-feira (20), às 18h, no Espaço Cultural da Barroquinha, Patrimônio É… abre a temporada 2018 com o tema Águas: do natural ao sagrado. A roda de conversa traz a Profa. Elisabete Santos, Prof. Paulo Ormindo e Leonel Monteiro, como expositores e André Fraga, titular da Secretaria Cidade Sustentável (Secis), como mediador.
A escolha do tema Águas se deu para atender as demandas de solicitações feitas pelos participantes das edições de 2017 através do questionário de sugestões, bem como em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março). A mesa vai tratar seus diversos significados: enquanto expressão do sagrado, as fontes públicas da cidade, além dos problemas, impactos e possíveis caminhos para a Cidade do Salvador.
Sobre os expositores
Paulo Ormindo é arquiteto e jornalista, doutor pela Universidade de Roma, La Sapienza, consultor da UNESCO, Professor Titular da UFBA e ocupa a cadeira 2 desta academia. É membro do Comitê Cientifico da Red de Patrimonio Histórico-Cultural Iberoamericano e ex-membro dos Conselhos: Nacional de Política Cultural, Consultivo do IPHAN, Arquitetura e Urbanismo do Brasil e Cultura da Bahia. Coordenou o Inventário de Proteção do Acervo Cultural da Bahia (7 v.), foi presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil Dep. da Bahia e recebeu o prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade e medalha Mário de Andrade do IPHAN. É autor de livros, artigos e projetos de restauração e arquitetura.
Leonel Monteiro é Ogan de Osanhe no Ilê Oxumarê Araká Axé Ogodô, Nòví Nukúndéjí no Hunkpame Savalu Vodun Zo Kwe, Idealizador e fundador da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro-Ameríndia – AFA, pesquisador da cultura religiosa afro-indígena e administrador de formação.
Elisabete Santos é Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia e Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas – IFCH/UNICAMP (2000). Ex-Coordenadora da Coordenadoria de Produção de Indicadores Urbano-Ambientais da SEDHAM/PMS e Ex-Editora da Revista VeraCidade, pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Poder e Organizações Locais – NEPOL/CIAGS/NPGA-UFBA, Coordenadora do Grupo de Pesquisa Águas – Grupo Águas/CNPq e Professora Adjunta IV da Escola de Administração da UFBA. Desenvolve pesquisa nas áreas de política e gestão urbano-ambiental, gestão de serviços públicos, política ambiental e das águas, sustentabilidade, políticas públicas e direito à cidade e indicadores urbano-ambientais.
O Projeto
Patrimônio é… aborda a questão do patrimônio cultural em diálogo com a história, memória, arquitetura, espaço público, educação, gestão e economia da cultura. Além de manter uma pauta fixa mensal para o tema, promove a educação patrimonial, colabora no direcionamento das ações dos institutos de tombamento e registro, bem como das instâncias de salvaguarda, e instrumentaliza a política municipal para atuar na valorização da memória histórica da cidade. Ao todo, serão dez encontros em 2018, com emissão de certificado ao final, para quem participar de, pelo menos, 70% das rodas de conversa.
SERVIÇO
O que: Patrimônio É… roda de conversa Patrimônio Cultural com tema Águas: do natural ao sagrado. Participação da Profa. Elisabete Santos, Prof. Paulo Ormindo e Leonel Monteiro. Mediador: André Fraga, titular da Secretaria Cidade Sustentável (Secis).
Quando: 20/03, às 18h
Onde: Espaço Cultural da Barroquinha
GRATUITO