Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Pipa estreia com o EP “Ela, o mar e eu” celebrando o amor entre mulheres com indie rock e mpb

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura

Artista conquista seu espaço autoral com delicadeza, potência e representatividade 

Pipa lança nesta sexta-feira, 4, seu primeiro trabalho solo autoral, o EP “Ela, o mar e eu”. O disco reúne quatro músicas com letras escritas exclusivamente por compositoras, que, acompanhadas por arranjos com referências do indie e da MPB, exploram o universo dos amores entre mulheres.

Faça o pré-save

Gravado no Estúdio Drakkar, em Vitória da Conquista (BA), entre outubro de 2024 e fevereiro de 2025, o EP traz a produção de Diego Oliveira e conta com a força de uma banda formada por músicos que fazem parte da cena autoral da cidade. Os arranjos foram construídos ao lado de Andresa Sampaio e Luget, integrantes da banda Dost, e de Gui Piccoli, ex-guitarrista da Há Vida Em Marte.

Pipa começou sua trajetória aos 10 anos, quando ganhou seu primeiro violão. Nos anos seguintes, passou por bandas de rock e metal, como Charlotte e Pectus Maculosus, e se consolidou como baixista e percussionista em diversos projetos liderados por mulheres. 

O repertório do EP é formado por composições que se entrelaçam em torno de uma mesma figura: a musa, a mulher-mar, presença afetiva e mitológica. As faixas Maresia, Quando Você Dança, Janeiro e Íris Negra evocam atmosferas distintas, mas dialogam entre si como se fossem partes de uma mesma correnteza. Íris Negra, parceria com Marlua e Fernanda Conegundes, foi premiada com o 1º lugar municipal e 3º lugar regional no Festival de Música da Unimed Sudoeste (FAMUS).

Ao vivo, Pipa se destaca não só pela voz e pela sensibilidade das composições, mas também pela formação inusitada. Ela canta enquanto toca bateria, postura que transforma a dinâmica de palco. Suas influências incluem nomes como Maglore, Los Hermanos, Karina Buhr, Céu, Anavitória, Nando Reis, Nação Zumbi e The Strokes, criando uma sonoridade que é, ao mesmo tempo, suave e pulsante.

O EP “Ela, o mar e eu” foi viabilizado com o apoio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, através da Lei Paulo Gustavo.

FICHA TÉCNICA

EP: Ela, o mar e eu (2025)

Artista: Pipa

Produção musical: Diego Oliveira

Gravação e mixagem: Estúdio Drakkar – Vitória da Conquista (BA)

Faixas:

Maresia (Pipa/ Andresa Sampaio)

Voz e bateria: Pipa

Baixo: Andresa Sampaio

Guitarra: Luget

Guitarra: Gui Piccoli

Quando Você Dança (Pipa)

Voz e bateria: Pipa

Baixo: Andresa Sampaio

Guitarra: Luget

Guitarra: Gui Piccoli

Janeiro (Pipa)

Voz e bateria: Pipa

Baixo: Andresa Sampaio

Guitarra: Gui Piccoli

Íris Negra (Pipa/ Marlua/ Fernanda Conegundes)

Voz e bateria: Pipa

Baixo: Andresa Sampaio

Guitarra: Luget

Guitarra: Gui Piccoli

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *