Polêmicas Contemporâneas da UFBA debate a privatização dos parques públicos no Brasil.
Nivia Luz, baiana, natural de Salvador, ativista cultural. É Ialorixá do Terreiro Ilê Axé Oya. Mestre em Cultura pela Universidade Federal da Bahia. Bacharel em Turismo ( Faculdade Visconde de Cairu), Gestora do Instituto Oyá de Arte Educação, uma organização sem fins lucrativos, fundada no âmbito do Terreiro. O Oyá promove ações voltadas para inclusão social de crianças e adolescentes em situação de risco, localizado no bairro de Pirajá, bairro histórico palco da Independência da Bahia e que abriga um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica da cidade de Salvador – o Parque São Bartolomeu. Compõem o Conselho administrativo do Instituto Brasileiro da Diversidade de São Paulo (IBD) que atua no combate as Intolerâncias e em defesa da Diversidade.
Ricardo Fraga, Geólogo, formando pela USP, com mestrado em Geoquímica nessa mesma Instituição. Em 2010, concluiu o doutorado na Universidade do Minho, em Braga – Portugal. No anos de 2011, sua tese: “Geo conservação e Desenvolvimento Sustentável na Chapada Diamantina (Bahia, Brasil) foi laureada com o Prêmio Científico Casa da América Latina / Santander Totta, como a melhor tese desenvolvida no ano de 2010 em universidades portuguesas, na categoria de Tecnologias e Ciências Naturais. É professor no Instituto de Geociências da UFBa e, atualmente, Chefe do Departamento de Oceanografia. Foi Diretor de Programação Científica da Sociedade Brasileira de Geologia (Núcleo Bahia e Sergipe) e Secretário Geral da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (Núcleo Bahia e Sergipe), no biênio 2017/2018. Desde Set/2018 atua como vice coordenador do Núcleo de Estudos Hidrogeológicos e do Meio Ambiente – NEHMA e Diretor Científico da Associação Geoparque Serra do Sincorá – AGS.
Jeanne Sofia Tavares Florence, Servidora Publica, geógrafa e estou como Diretora da Diretoria de Conservação e Sustentabilidade do INEMA – Servidora Publica, geógrafa e estou como Diretora da Diretoria de Conservação e Sustentabilidade do INEMA – Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Paulo César Canário, Engenheiro Químico – UFBa – 1987, Especializado Engenharia Petroquímica, Ativista dos movimentos Viva o Parque de Pituaçu – defesa do Parque como instrumento de transformação socioambiental, Pituaçu em Rede Afetiva – rede de afetos que afetam composta por artistas, educadores, produtores culturais e Conselheiro do Parque Metropolitano de Pituaçu.
Cesar Leiro, Doutor em Educação e Mestre em Educação com dissertação sobre Educação e Lazer nos Parques Públicos. Docente dos Programas de Pós-graduação em Educação da UFBA e da UNEB e líder dos Grupos de Pesquisa MEL/FACED e FECOM/DEDC. Foi Coordenador do PPGEduC e Editor Geral da Revista Educação e Contemporaneidade. Coordena pesquisa sobre Juventudes, Políticas de Lazer e Internacionalização da Educação.