Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Polêmicas Contemporâneas debate Crise energética.

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura
Polemicas_Crise-energtica

O próximo debate de Polêmicas Contemporâneas será no dia 06/05/2019,às 19 horas com o tema Crise energética e soluções alternativas. Acontecerá no auditório Leopoldo Amaral, na Escola Politécnica da UFBA (Federação).

É possível acompanhar as transmissões ao vivo pelo Canal Polêmicas (www.canalpolemicas.faced.ufba.br) e os debates seguem de forma intensa pelas redes sociais.

Programação

06/05/2019: Crise energética e soluções alternativas
Convidados:
Marcus Americano da Costa, Professor Efetivo do Departamento de Engenharia Química da UFBA, Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutor em Engenharia de Automação e Sistemas – UFSC. Possui Pós-Doutorado pela UFSC e Pós-Doutorado pela Universidade do Sul da Flórida, Estados Unidos. Foi Vice-Coordenador e Coordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação da UFBA, Assessor Chefe da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), Membro do Comitê Gestor do Parque Tecnológico da Bahia. Atua na área de modelos matemáticos e sistemas de controle para os processos da indústria do etanol, energia solar e outros sistemas de energia renovável.
Lais Maciel Lafuente,  Assessora e Diretora de Desenvolvimento de Negócios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do governo da Bahia. 
Jairo Batista, petroleiro, Coordenador do Sindipetro Bahia, advogado, especialista em Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo (UFRJ)
André Ghirardi, professor da Faculdade de Ciências Econômicas da UFBA. Doutor pelo Energy and Resources Program da University of California Berkeley (1983), com tese sobre “Uso de Álcool Combustível no Brasil”. Pesquisador Permanente do Lawrence Berkeley Laboratory, do Departamento de Energia dos EUA (1983-86), em Berkeley, California. Assessor do Diretor Financeiro da Petrobras (2004-2005), da Presidência da Petrobras (2005-2015) e membro do Conselho de Administração da Petrobras Energia S/A (Argentina) de 2006 a 2009. Desde julho de 2017 exerce a Coordenação de Inovação na Pró-reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação da Universidade Federal da Bahia.
Osvaldo Soliano, professor adjunto da Ufba, Ph.D. em política energética pelo Imperial College, Londres, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético (SBPE). Sócio Fundador do Centro Brasileiro de Energia e Mudanças Climática – CBEM.

Polêmicas Contemporâneas é promovida pela Faculdade de Educação desde 2004 e é oferecida para todos os cursos da UFBA, estando aberta à participação da sociedade tanto presencialmente como através das redes sociais e das transmissões em vídeo e em áudio que realizamos ao vivo (sempre com softwares livres). Os encontros acontecem no auditório Leopoldo Amaral, na Escola Politécnica da UFBA (Federação). É possível acompanhar as transmissões ao vivo pelo Canal Polêmicas (www.canalpolemicas.faced.ufba.br) e os debates seguem de forma intensa pelas redes sociais.

Serviço

Polêmicas Contemporâneas

Tema: Crise energética e soluções alternativas

Data e hora: 06/05/2019 às 19 horas.

Local:Auditório Leopoldo Amaral, na Escola Politécnica da UFBA (Federação)

Não há necessidade de inscrições nem pagamento de taxas.

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *