Povos indígenas narram suas histórias em filmes da Mostra de Cinema Infantil Luz Mágica
A cultura dos povos indígenas está em destaque na Mostra de Cinema Infantil Luz Mágica, que exibirá seis obras do projeto “Um Dia na Aldeia”, nas quais os próprios indígenas assumem a narrativa de suas histórias, realizando entrevistas e fazendo as filmagens. Em formato virtual, o evento começa nesta quarta-feira (31/03) e segue até 4 de abril, exibindo 40 filmes no site mostraluzmagica.com.br.
Os filmes realizados por
indígenas trazem o cotidiano, as tradições e a língua de aldeias do Amapá, Mato Grosso, Pará, Acre e Rio Grande do Sul, mostrando os povos Akykysia, Ikpeng, Panará, Kisêdjê, Ashaninka e Mbya Guarani. As produções com essa temática permanecerão disponíveis ao público após o término da Mostra, podendo ser acessados até o dia 30 de abril.
Na sua primeira edição, a Mostra Luz Mágica tem a proposta de apresentar tanto obras recentes, feitas a partir de 2019, quanto filmes mais antigos, mas pouco conhecidos do público em geral. A programação inclui filmes baianos, curtas nacionais e episódios da série Tabuh, que apresenta temas delicados com linguagem apropriada a crianças.
Um rastreio por faixa etária poderá ser feito pelo sistema de busca do site.
Para promover uma reconexão com a tradição oral de contar e ouvir histórias, valorizando as diversas linguagens na formação cultural das crianças, o evento realizará duas contações de histórias. A primeira ocorre no dia 3 de abril (sábado), 11h, com a escritora Danielle Andrade, e a segunda ocorre no domingo (4/4), no mesmo horário, com Analu Tavares contando a história de “A Estrelinha Fujona”, livro de Lula Oliveira ilustrado por Fernanda Bastos.
A programação da Mostra tem ainda uma Oficina de Stop Motion que será realizada pela animadora baiana Jamile Coelho. O evento tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.