Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Pré-estreia do projeto Fala Escritor 2025

3 minutos de leituraModo Leitura

Recital de poesia, lançamento de livros, bate-papo com escritores e feira literária marcam o retorno do projeto que dá vez e voz aos poetas iniciantes e veteranos.

Após um intervalo de sete anos, o projeto Fala Escritor retorna ao cenário literário de Salvador, resgatando sua essência com edições mensais, como acontecia em sua fase anterior, realizada na Livraria Saraiva entre 2009 e 2015 e em outros espaços até 2017. A pré-estreia dessa nova etapa será no dia 30 de janeiro (quinta-feira), das 18h às 20h, na Biblioteca Central do Estado da Bahia (Rua General Labatut, nº 27 – Barris, Salvador/BA), que agora se torna a nova casa do Fala Escritor. Com uma trajetória marcada por ser um ponto de encontro entre poetas e amantes da literatura, o projeto mantém sua missão de oferecer palco para que novos e experientes escritores compartilhem suas criações poéticas.

Nesta primeira edição, a programação contará com um bate-papo com o escritor, jornalista e editor Ivan de Almeida, que discutirá a relevância da produção poética na Bahia, destacando o projeto Bardos Baianos, responsável por publicar coletâneas de poesia que representam os diversos territórios de identidade do estado. O evento também inclui uma sessão de autógrafos do livro “Minha vez”, da escritora Duda Pereira, publicado pela Cogito Editora, além de apresentações musicais que prometem enriquecer a noite. Entre as atrações estão LiveOtrio – com Nilze Benedicto e José Abbade –, Jorge Batista Carrano, e o grupo Lofi Jazz, liderado por Raiden Coelho.

Além disso, o evento contará com uma Feira de Livros, reunindo diversas editoras e autores baianos. Entre os destaques estão o Movimento Cultural ArtPoesia, que lançará a edição 142 da revista ArtPoesia; a In-Finita Editorial; a Cogito Editora; a E-Duka Publicações; e o cordelista Antônio Barreto, com suas produções de cordéis.

Para Leandro de Assis, criador do projeto, a parceria entre o Fala Escritor e a Biblioteca Central do Estado da Bahia chega em um momento desafiador para o Brasil. Segundo a 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro, pela primeira vez na história do estudo, o número de brasileiros não-leitores supera o de leitores. Além disso, a pesquisa revela que 75% da população não frequentam bibliotecas“Realizar o Fala Escritor na Biblioteca Central é uma forma de contribuir para a reversão desse cenário, incentivando o hábito da leitura e fortalecendo a relação da comunidade com os espaços literários”, afirma Leandro.

Fala Escritor segue sob a coordenação de seu idealizador, Leandro de Assis, em parceria com Renata RimetValdeck Almeida de JesusCarlos Souza Yeshua e Jorge Batista Carrano. Juntos, eles prometem preservar a essência do projeto, abrindo espaço para poetas e poetisas compartilharem seus versos. O retorno do tradicional Sarau do Fala Escritor também será um marco, com leveza, amizade e um profundo amor pela literatura.

SERVIÇO:

  • O quê: Pré-estreia do projeto Fala Escritor 2025
  • Onde: Biblioteca Central do Estado da Bahia
    (Rua General Labatut, nº 27 – Barris, Salvador/BA)
  • Quando: 30 de janeiro (quinta-feira), das 18h às 20h.
  • Entrada: Gratuita
Compartilhar:

Mais lidas

4 comentários

  • Paulo Neri disse:

    Que maravilha esse projeto, esse retorno! Longa vida! Espero poder fazer parte em breve com um dos meus 21 título.

  • Nádia Cerqueira disse:

    Maria esse projeto, que bom que está de volta!
    O grupo é genial e oportuniza os artistas dando visibilidade.
    Sucesso!

  • Nádia Cerqueira disse:

    *Maravilha!

  • JOSUE RAMIRO RAMALHO Poeta, Escritor, Filósofo disse:

    Um projeto onde literatura e artes diversas ganham vida mostrando uma mesclagem dos artistas que o celeiro baiana possui com apresentações espetaculares onde ser poeta significa ser artista da palavra. Alguns que ali se apresentam com certa timidez vão ganhando força e aprendendo com outros mais experientes ganham também destaque. Esse Projeto também funciona como uma escola onde declamar é uma meta-objetivo a ser alcançada. Posso afirmar que sou uma prova viva dessa experiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *