Prefeitura inaugura primeiro Espaço Cultural Boca de Brasa no Subúrbio 360 em Coutos
Próxima sexta-feira (26), às 10h, a Prefeitura de Salvador inaugura o primeiro Espaço Cultural Boca de Brasa, no Subúrbio 360 em Coutos. A Fundação Gregório de Mattos é responsável pela implantação das atividades que visam o incentivo ao desenvolvimento das diversas manifestações artísticas nos bairros de toda comunidade do subúrbio.
A programação terá início em fevereiro, de sexta a domingo, com atuação simultânea fundamentada nos quatro eixos do projeto Boca de Brasa, que foi criado em 1986, e relançado em 2013, objetivando fomentar a cultura na periferia da cidade, com foco no resgate da cidadania:
Formação e qualificação – com a realização de curta e média duração, workshops, palestras, debates, que contribuam tanto com a iniciação, quanto com a qualificação profissional de indivíduos e de grupos nas diversas linguagens artísticas e segmentos culturais. Serão feitas quatro oficinas: teatro, dança, artes urbanas, formação de agentes culturais e técnicas de espetáculo.
Apresentações de Espetáculos Profissionais e Filmes com Mediação – consiste na apresentação de espetáculos diversos, aos domingos, disponibilizando à comunidade um amplo acesso aos mais diversificados produtos culturais, incluindo espetáculos de artes cênicas e circenses, shows musicais, exposições de artes visuais, saraus literários, exibições de produtos audiovisuais, dentre outros.
Palco Livre Boca de Brasa – aos domingos, a estrutura do espaço será disponibilizada para apresentações artísticas propostas pelos participantes das oficinas e por artistas, grupos e instituições culturais da região.
Encontros de Mobilização – a ideia é promover intercâmbio com artistas e grupos de outros bairros e Mostras Criativas com os resultados das oficinas.
Para o dia da abertura, a FGM, traz uma programação diversificada em sua linguagem, bem como nos bairros de origem dos grupos que farão as apresentações. Foi firmada uma parceria com o Acervo da Laje e montada a exposição “Memórias Afetivas do Subúrbio Ferroviário de Salvador”, exposta no foyes do teatro e com Gutemberg Solis e Marcos Costa, que farão uma oficina de graffiti na parte externa.
Subirão ao palco do Espaço Cultural Boca de Brasa – Subúrbio 360 o Gelasom, do Alto de Coutos que fará apresentações de música e capoeira. Fabrício Cumming promete transformar o tablado em passarela com o Desfile Jovens Periféricos e uma apresentação especial com as vencedoras de todas as edições do Miss Subúrbio Gay, que acontece desde 2005 no Centro Cultural de Plataforma. A comunidade de Tubarão/Paripe, traz a musicalidade com A Corda Samba de Roda. O Ballet Esperança, que desde 2004 promove aulas de ballet clássico, street jazz, dança afro, dança do ventre e capoeira em Paripe, promete emocionar e contará com a participação de Ramon Andrade, um dos quatro alunos que ingressaram no Ballet Bolshoi, companhia russa de excelência que tem uma filial em Joinville, Santa Catarina. A turma de Cajazeiras traz a Valsa de Cajazeiras, para abrilhantar ainda mais o evento. E uma Batalha de Break comandada pelo grupoIndependente de Rua, do Lobato, promete agitar a platéia. UZ Cavalcante traz seu JAZZUZ Dança , do Alto de Coutos para o palco, com apresentações de Danças Urbanas, Ballet Clássico, Dança Moderna, Dança Contemporânea e Danças Afro-brasileiras.
SERVIÇO
O que: Programação de abertura – Espaço Cultural Boca de Brasa – Subúrbio 360
Quando: 26/01, às 10h.
Onde: Rua da Paz, s/n, em Coutos
Quanto: GRATUITO
Atrações:
Gelasom
Bairro de origem: Alto de Coutos
Desfile Jovens Periféricos
Bairro de origem:Fazenda Coutos/ Plataforma
A Corda Samba de Roda
Bairro de origem:Comunidade de Tubarão – Paripe
Ballet Esperançaa
Bairro de origem: Paripe
Valsa de Cajazeiras
Bairro de origem:Cajazeiras
Miss Subúrbio Gay
Bairro de origem:Plataforma
Batalha de Break
Bairro de origem:Lobato
JAZZUZ Dança
Bairro de origem:Alto de Coutos
Oficina de Grafite
Bairro de origem:São João do Cabrito e Sete Portas
Exposição Memórias Afetivas do Subúrbio Ferroviário de Salvador
Bairro de origem: São João do Cabrito