Profissionais se mobilizam para retomar o turismo em Cachoeira
A Associação de Guias, Condutores e Monitores de Turismo do Estado da Bahia- AGCOMTUR-BA, com sede em Cachoeira, Recôncavo baiano, Ponto de cultura do Estado da Bahia, realiza ações de divulgação para promover a região através de suas redes sociais. A entidade convida a todos para visitarem Cachoeira e o Recôncavo, adotando todos os protocolos de segurança em saúde estabelecidos pelas autoridades sanitárias para orientar os turistas e visitantes que procuram a cidade.
A intenção é valorizar o potencial que historicamente a cidade sustenta e oferecer suporte institucional ao turismo histórico, cultural, náutico, étnico e afro religioso. Os passeios ao ar livre como a visita à cachoeira da Murutuba, city tour pelos principais pontos turísticos, passeios náuticos, turismo de aventura, visitas a terreiros de candomblés e às comunidades quilombolas em parceria com a Associação de Mulheres Quilombolas do Tabuleiro da Vitória e Adjacências são algumas opções oferecidas. Na região existem 24 quilombos que mantém atividades culturais de matriz africana, favorecendo o turismo étnico. O mirante com vista paisagística da Bacia do Iguape, São Francisco do Paraguaçu, Maragogipe e São Roque do Paraguaçu também pode ser uma alternativa nesse período de retomada das atividades turísticas na região, impactada com o contexto pandêmico.
Para Alexssandro Simão (Sandroguia), presidente da AGCOMTUR-BA a expectativa dos profissionais do setor é que a Secretaria de Cultura e Turismo, o Comitê Gestor da Vigilância Sanitária, a Câmara de Vereadores e os demais parceiros da entidade possam apoiar esse processo “Seguindo os protocolos e cuidados, as atividades podem ser retomadas aos poucos para gerar emprego e renda, precisamos intensificar essa divulgação e suporte de todos os envolvidos para que o turismo volte a acontecer de forma intensa e segura em Cachoeira”, afirmou.
A entidade defende ainda os interesses dos que dependem do movimento turístico, inclusive para o reaquecimento da economia local, com possibilidades de geração de renda, sobretudo para quem foi mais prejudicado com esse momento pandêmico.
Ação governamental
A Secretaria Estadual de Turismo-SETUR-BA tem investido em obras de infraestrutura e na qualificação do trade turístico, nos segmentos do turismo étnico, religioso, rural e náutico e apoia eventos expressivos da cultura do Recôncavo, como a Feira dos Caxixis, Festa de Iemanjá, Festa da Irmandade da Boa Morte, São João Feira do Porto, Feira Literária Internacional de Cachoeira e a Festa de nossa Senhora da Ajuda.
Projetos da AGCOMTUR-BA
Paralelo ao calendário festivo de Cachoeira e Região a AGCOMTUR-BA presta diversos serviços na área turística e cultural como instalação de stands para oferta de city tours, informações e conduções, além do Projeto Guias e Monitores, em parceria com a Bahiatursa, no período junino. Na festa da Boa Morte a entidade atua como captadora de recursos e realizadora da festa em parceria com a prefeitura municipal e a empresa Maria Joana. Na Festa Literária Internacional de Cachoeira, Flica, a associação monta stands para o receptivo turístico e em parceria com a SETUR-BA realizou as ações do Núcleo do conhecimento, e a amostra gastronômica do Recôncavo. Outras iniciativas também dinamizam a entidade, como o Projeto Terreiros Criativos, em 2018, e o Projeto Quilombos Criativos, em 2020, uma realização da AGCOMTUR-BA com o apoio financeiro da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. O objetivo dessa parceria é desenvolver um projeto de qualificação, sensibilização e valorização cultural dos quilombos de Cachoeira e São Félix, por meio da formação, informação e mapeamento turístico de cada comunidade quilombola participante e gerar trabalho e renda.
O curso foi voltado à educação patrimonial e a preservação cultural, com conteúdos teóricos incluindo eixos de turismo e roteirização com aulas práticas. Também foi criada uma rede através de um grupo no whatssap para interlocução e diálogos entre os cursistas e os lideres quilombolas.
Os contatos com a entidade são: Instagram : @turismocachoeira, tel: 71-99154-5965 e e-mail: agcomturba@gmail.com ou cachoeira.actup@gmail.com
Claudia Correia