Programação especial no abril indígena na TVE
A TVE reforça seu compromisso com a valorização dos povos indígenas e, durante o mês de abril, traz uma programação especial com conteúdos que retratam a cultura, a história e os desafios enfrentados pelos povos indígenas do Brasil. A emissora pública, que já mantém ao longo de todo o ano um espaço dedicado a essa temática, amplia nesse período a exibição de filmes, documentários, entrevistas e reportagens, dando visibilidade às suas lutas e contribuições para a sociedade.
O programa Giro Nordeste vai trazer convidados para debater questões fundamentais como identidade, luta por inclusão, retirada de direitos, ancestralidade, territórios indígenas, entre outros temas. Na terça-feira (08), quem abre a rodada de entrevistas é Rutian Pataxó, liderança e conselheira indígena. Economista, ela é também coordenadora geral do Núcleo de Estudantes Indígenas da Universidade Federal da Bahia, e especialista em Direitos Humanos e Direitos e Políticas para Povos Indígenas. O programa vai ao ar às terças-feiras, sempre às 19h.
Neste mesmo dia, às 20h, o documentário ‘Equidade no SUS: saúde mental e indígena’ mostra a experiência do município de Balneário Barra do Sul, em Santa Catarina, com a atuação da saúde e suas diversas interseções, como alimentação e saúde mental no território indígena Tarumã.
No sábado (12), também às 20h, o telefilme documental ‘Yby Yara: Terra do Conhecimento’ revela os detalhes sobre a educação escolar indígena, tendo como ponto de partida a rotina de educadores selecionados para atuar no território étino-educacional Yby Yara, na Bahia, criado para atender a 16 etnias.
O documentário ‘Mboraihu – O Espírito que nos Une’, destaca a importância do conhecimento tradicional na preservação cultural e na luta pelos territórios sagrados. A partir de uma abordagem etnográfica e sensível, o documentário retrata a realidade dos Guarani e Kaiowá no Cone Sul de Mato Grosso do Sul, e explora temas como saúde, bem-viver, o uso de plantas medicinais e práticas de cura tradicionais realizadas por rezadores. A exibição acontece na terça-feira (15), às 20h.
O filme ‘As Indígenas da Terra’, que vai ao ar no sábado (19), às 20h, retrata a atuação de lideranças femininas Tupinambá e de outros povos do Sul da Bahia. A narrativa acompanha a atuação dessas mulheres frente às suas comunidades durante eventos importantes do movimento indígena, mergulhando na história, na simbologia local e no entendimento do papel das mulheres no movimento pelos direitos dos povos indígenas no Brasil, que não existem sem seus territórios.
Na terça-feira (22), no mesmo horário, o documentário ‘A Realidade’, retrata o trabalho de profissionais de saúde que oferecem assistência básica para cerca de 800 mil indígenas no Brasil. Enfrentando desafios diários, médicos, enfermeiros e técnicos se dedicam à preservação da vida, revisitando histórias antes pouco conhecidas.
A programação inclui ainda filmes do Cine Kurumin, um dos mais importantes festivais dedicados à exibição de produções audiovisuais indígenas no Brasil. Realizado desde 2011, o evento já teve edições em Salvador e em territórios indígenas como Tupinambá de Olivença, Pataxó, Tumbalalá, Tupinambá da Serra do Padeiro e Kiriri, na Bahia. Na última edição, a mostra aconteceu ainda nos territórios indígenas dos povos Payayá e Pataxó.
O Bem Bahia também preparou reportagens especiais em celebração ao Abril Indígena. O programa foi até Banzaê, no interior da Bahia, para destacar a culinária tradicional e a riqueza do artesanato indígena, com peças produzidas por artesãos de diversas aldeias e etnias. O programa vai ao ar nas quintas-feiras, às 19h30, com horário alternativo nas sextas, às 19h e, aos domingos, às 18h30. Também é possível acompanhar pelo canal do Youtube da TVE no link youtube.com/tvebahia.
Acompanhe a TVE nas redes sociais:
instagram.com/tvebahia
tiktok.com/@tvebahia
facebook.com/tvebahia
youtube.com/tvebahia
twitter.com/tvebahia
Serviço:
Programação especial no abril indígena na TVE
Quando: Durante o mês de abril
Onde: TVE e Youtube.com/tvebahia