Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Projeto de Marta pede tombamento de obra de Carybé na Rua Chile como patrimônio imaterial

1 - 2 minutos de leituraModo Leitura
obra_carybe

A vereadora Marta Rodrigues (PT) apresentou, na Câmara Municipal de Salvador, um projeto de indicação à prefeitura, através da Fundação Gregório de Matos, para que o monumento “Colonização do Brasil”, do artista plástico Carybé, localizado na fachada do Edifício Bráulio Xavier, na Rua Chile, seja tombado como patrimônio imaterial.

A edil petista argumenta que Carybé teve relevante contribuição para a valorização da cultura baiana e para o registro do processo de formação da cidade de Salvador. Além disso, o monumento está dentro da poligonal do Centro Histórico tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional (Iphan) e reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.

“O painel em questão faz parte da paisagem da cidade, referência a nossa história, e sua proteção é de interesse público pelo seu reconhecimento social no conjunto de tradições passadas e contemporâneas da cidade”, destaca Marta Rodrigues. 

 

No projeto de indicação, a vereadora ressalta, ainda, que os trabalhos de Carybé estão nas ruas, em hotéis, aeroporto, banco e prédios comerciais do mundo inteiro. “O artista baiano está com trabalho exposto no Aeroporto J.F. Kennedy, em Nova York, no memorial da América Latina em São Paulo e em mural no Hotel Nacional, projeto por Niemeyer na Barra da Tijuca”, acrescenta Marta.

Compartilhar:

Mais lidas