Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Projeto Histórias Afro-Brasileiras promove Ações de leitura e literatura oral

4 - 6 minutos de leituraModo Leitura
teatroGrio_divulgacao

A Cia Teatro Griô oferecerá uma semana repleta de atividades em homenagem ao Dia Mundial do Livro, com o projeto “HISTÓRIAS AFRO-BRASILEIRAS – Ações de leitura e literatura oral”. O projeto acontece de 23 a 29 de abril com sessões de histórias, oficinas de narração e outras ações artísticas do grupo Teatro Griô, inspiradas nas histórias da cultura afro-brasileira, nas bibliotecas comunitárias Bety Coelho e Jorge Amado. Além de apresentações das escritoras e narradoras Vanda Machado e Vovó Cici, e do espetáculo “Minha Aldeia – Sessão de histórias e cantigas do Teatro Griô”, no Teatro Eva Herz, da Livraria Cultura – Salvador Shopping.

teatro@teatrogrio.com.br

O público de todas as idades poderá assistir ao espetáculo Minha Aldeia, que traz mitos e contos populares de tradições africanas, afro-brasileira, indígenas e ibérica, entremeadas de cantigas. Ancestralidade e sabedoria popular são os fios condutores da montagem “Minha Aldeia”. As fábulas recheadas de magia trazem à cena os contos de autores como Mãe Beata de Yemonjá, Ruy do Carmo Póvoas e Vanda Machado. Nas tramas, sempre costuradas por músicas, traduzem-se a vida e o encanto da Cultura Afro-Brasileira, os mitos dos orixás e histórias de animais astutos e sagrados. O espetáculo consegue unir histórias densas e leves, engraçadas e líricas, que permaneceram vivas em nossa memória através dos tempos na tradição oral e levam a refletir sobre nós mesmos, nosso olhar, nossa vivência em comunidade e nossa presença no mundo.

Outro espetáculo que faz parte da programação é o “Minha Aldeia”, que vem encantando plateias como convidado em Festas e Encontros como Flipelô – Festa Literária Internacional do Pelourinho; Festa no Céu – Encontro Artístico Inspirado na Cultura da Infância; FLICA – Festa Literária Internacional de Cachoeira; Teatro Griô em Flor – Encontro Artístico Inspirado nas Narrativas de Tradição Oral e recentemente foi espetáculo convidado da programação do 12º Viva Teatro, Viva o Circo, do Teatro do SESC Pelourinho e realizará apresentações em maio no SESC Bom Retiro, em São Paulo, na programação do Boca do Céu – Encontro Internacional de Contadores de histórias. E agora poderá ser conferido no projeto Histórias Afro-Brasileiras nos dias 28 e 29 de abril, às 16 horas, com entrada franca, no Teatro Eva Herz (Livraria Cultura do Salvador Shopping).

Ainda no sábado e no domingo, 28 e 29 de abril, antes do espetáculo Minha Aldeia, o público poderá chegar mais cedo, às 15 horas, para escutar as sessões de histórias das narradoras Vanda Machado (Escritora, Doutora em Educação, Criadora do Projeto Irê Ayó na Comunidade de Terreiro Ilê Axê Opo Afonja), no sábado; e de Vovó Cici (Narradora de contos populares de tradição oral; Escritora, pesquisadora na Fundação Pierre Verger).

Já na biblioteca Jorge Amado, localizada no Espaço Cultural Pierre Verger, Ladeira da Vila Améria, 18, Engenho Velho de Brotas) e na Biblioteca Infanto Juvenil Betty Coelho, localizada na Rua Lavínia Magalhães, 42, Boca do Rio; acontecerão além das oficinas A Arte de Narrar histórias, Sessões de histórias com os narradores do Teatro Griô.

Todas as atividades do projeto Histórias Afro Brasileiras têm entrada franca e classificação livre para todos os públicos e são voltadas para crianças, adolescentes, adultos, educadores, mediadores de leitura e a comunidade em geral de todas as idades. O projeto tem o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br

Serviço/Programação:

Projeto Histórias Afro-Brasileiras – Ações de leitura e literatura oral;

Dia 23 de abril, segunda-feira – Ação na Biblioteca Jorge Amado – Fundação Pierre Verger

Dia Mundial do Livro

Das 14 às 17 horas: Oficina A Arte de Narrar histórias – com Rafael Morais e Tânia Soares;

Às 17 horas: Sessão de Histórias com o Grupo Teatro Griô

Local: Biblioteca Jorge Amado, Espaço Cultural Pierre Verger, Ladeira da Vila América, 18, Engenho Velho de Brotas

Dia 26 de abril, quinta-feira, Ação na Biblioteca Betty Coelho:

Das 14 às 17 horas: Oficina A Arte de Narrar histórias – com Rafael Morais e Tânia Soares;

Às 17 horas: Sessão de Histórias com o Grupo Teatro Griô

Local: Biblioteca Infanto Juvenil Betty Coelho, Rua Lavínia Magalhães, 42, Boca do Rio

Dia 28 de abril, sábado, no Teatro Eva Herz:

Às 15 horas: Sessão de histórias com Vanda Machado;

Às 16 horas: Apresentação do espetáculo Minha Aldeia – Sessão de histórias e cantigas do Teatro Griô

Local: Teatro Eva Herz, Livraria Cultura, Salvador Shopping.

Dia 29 de abril, domingo, no Teatro Eva Herz:

Às 15 horas: Sessão de histórias com Vovó Cici;

Às 16 horas: Apresentação do espetáculo Minha Aldeia – Sessão de histórias e cantigas do Teatro Griô

Local: Teatro Eva Herz, Livraria Cultura, Salvador Shopping.

Ingresso: aberto ao público

:  via ficha de inscrição solicitada através do e-mail teatro@teatrogrio.com.br

Compartilhar:

Mais lidas