Projeto Identidades amplia atuação em Salvador e RMS com ações de valorização das culturas afro-brasileira e indígena
Segunda edição da iniciativa leva oficinas e rodas de conversa a escolas públicas e organizações sociais, com atividades gratuitas entre setembro de 2026 e abril de 2027
O Projeto Identidades chega à segunda edição ampliando sua atuação em Salvador e na Região Metropolitana. Realizada pela Associação Cultural e Carnavalesca Quero Ver o Momo, a iniciativa promove atividades gratuitas voltadas à valorização das culturas afro-brasileira e indígena, reunindo estudantes, educadores, crianças e jovens em ações de arte, literatura e formação cultural.
Depois da primeira edição, realizada entre julho de 2025 e abril de 2026, o projeto passa a contemplar também organizações sociais que trabalham diretamente com crianças e jovens. Até então, as ações estavam concentradas em estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio da rede pública.
Nesta nova etapa, serão realizados seis encontros socioculturais presenciais em escolas públicas e espaços culturais escolhidos por meio de chamada pública. A programação combina rodas de conversa com artistas, autores e educadores negros e indígenas e oficinas que aproximam os participantes de diferentes expressões artísticas.
Entre as linguagens previstas estão escrita criativa, grafismo indígena, estética afro, grafite e história em quadrinhos. Os encontros abordarão ainda temas relacionados à memória, ancestralidade, identidade, representatividade e às experiências das populações afro-brasileiras e indígenas.
Formação para educadores
A programação também inclui uma oficina online de práticas pedagógicas afrocentradas, direcionada a professores e profissionais da educação das instituições participantes.
A formação busca oferecer ferramentas que possam ser utilizadas no cotidiano escolar e contribuir para a aplicação da Lei nº 11.645/2008, que estabelece a inclusão da história e das culturas afro-brasileira e indígena nos currículos da educação básica.
Experiência que começou nas escolas
Na primeira edição, o Identidades percorreu escolas públicas de Salvador com rodas de conversa e oficinas de escrita criativa, desenho, dança, rima, grafite e turbantes. Manifestações culturais como samba de roda, afoxé, capoeira e zambiapunga também fizeram parte das atividades.
A experiência abriu espaço para discussões sobre memória, pertencimento, resistência cultural e representatividade, aproximando os estudantes de diferentes expressões da cultura baiana e de suas raízes afroindígenas.
A Associação Cultural e Carnavalesca Quero Ver o Momo, fundada em 1986, desenvolve ao longo de sua trajetória projetos ligados à cultura, literatura e educação. Entre as iniciativas realizadas estão a Festa de Arte e Literatura Negra Infantojuvenil – Arte e Identidade e o Literama Infantil – Circuito de Contação de Histórias Negras.
“O Identidades nasce da necessidade de aproximar a juventude de suas raízes e mostrar que a cultura afro-brasileira e indígena está presente na nossa história, na nossa arte e na nossa identidade. Nesta segunda edição, queremos chegar a novos territórios e ampliar esse diálogo também para organizações que atuam diretamente com crianças e jovens”, destaca a coordenação do projeto.
Chamada pública
Escolas públicas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio, além de organizações sociais que atendam crianças e jovens em Salvador e na Região Metropolitana, podem participar da chamada pública para receber as atividades.
As inscrições seguem abertas até 31 de agosto de 2026. O resultado será divulgado em 10 de setembro, nas redes sociais do Quero Ver o Momo e por meio de contato direto com as instituições selecionadas.
A Rota do Identidades – Ciclo 2 acontecerá entre setembro de 2026 e abril de 2027. Na seleção, terão prioridade instituições e territórios que ainda não participaram dos ciclos anteriores, permitindo que o projeto alcance novos públicos e comunidades.
Todas as atividades são gratuitas.
Serviço
Projeto Identidades – 2ª edição
Realização: Associação Cultural e Carnavalesca Quero Ver o Momo
Inscrições: até 31 de agosto de 2026
Resultado: 10 de setembro de 2026
Atividades: setembro de 2026 a abril de 2027
Público: estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da rede pública e organizações sociais que atendam crianças e jovens
Abrangência: Salvador e Região Metropolitana
Programação: rodas de conversa, oficinas criativas e oficina online de práticas pedagógicas afrocentradas
Participação: gratuita
Informações: bl****************@***il.com
