Projeto itinerante de cultura atende Coaraci com oficinas e intervenções artísticas
O projeto conta com apoio financeiro do Governo do Estado, (Edital Nº 24/Territórios Culturais), por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Coaraci, Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc) e Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Proex/Uesc).
Já passou por Itapé, Santa Luzia, Itapitanga, Mascote, Almadina, São José da Vitória, Maraú e Pau Brasil. Após Coaraci, segue para Itaju do Colônia (14 de dezembro), encerrando as atividades.
A programação da manhã começa com mostra cultural, fala das autoridades municipais e representantes das instituições apoiadoras do projeto e encerra com diálogo sobre o tema “As lutas e os caminhos pela promoção da igualdade racial”, mediada por Egnaldo França, especialista em Gestão Cultural pela Uesc, historiador e fundador do grupo afro Encantarte. À tarde acontecem as oficinas de “Audiovisual” e “Elaboração de Projetos”, no mesmo espaço.
Oficinas – A oficina de “Audiovisual” será dirigida pelo especialista em Gestão Cultural e comunicólogo, Victor de Aziz, atual presidente do FAEG-Sul. Eletrabalha com produção de conteúdo audiovisual e gestão de projetos no Nuporart (Núcleo de Produções Artísticas – www.nuproart.com.br). O conteúdo incluihistória da fotografia, princípios da imagem em movimento, conceitos de obturador, diafragma, ISO, pixel, composição da imagem, enquadramentos e desenvolvimento de roteiro através de fotografias.
A oficina “Elaboração de Projetos” será ministrada conjuntamente pela produtora executiva Fabiane Ribeiro, e comunicóloga Thais Motta, ambas alunas da pós-graduação em Gestão Cultural pela Uesc. Tem como objetivo despertar nas pessoas o espírito empreendedor, pondo suas ideias e sonhos em prática, orientando-as para a elaboração projetos e captação de recursos em iniciativas de âmbito cultural.
Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br
SERVIÇO
O que: Projeto FAEG-Sul Itinerante 2017.
Quando: 9 de novembro de 2017 – 9h às 16h.
Onde: Clube Social de Coaraci. Rua Juvêncio Pery Lima, s/nº, centro
Quanto: Gratuito.