Projeto multimídia é uma homenagem ao cineasta Tuna Espinheira.
A obra do cineasta baiano Tuna Espinheira (1940-2015) vai ganhar uma homenagem multimídia nas noites de sexta-feira, em outubro. Com a junção de diferentes linguagens (cinema, teatro, música eletrônica e video mapping), o projeto “Tuna na Praça” celebra a obra do cineasta, que dedicou mais de 40 anos ao cinema e produziu mais de 30 filmes. O projeto – que desembarca no Terreiro de Jesus e no Espaço Cultural da Barroquinha, nas três últimas semanas de outubro (dias 13, 20 e 27) – terá exibição de oitos obras de sua cinematografia, intervenção visualem video mapping, que serão exibidas nas fachadas dos prédios históricos, além de música eletrônica e performance teatral. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados.
Com curadoria de Yara Espinheira, companheira do cineasta, o projeto vai exibir filmes produzidos por Tuna entre as décadas de 1970 e 2000, mesclados com uma série de intervenções urbanas de arte e tecnologia. Para isso, cada sessão trará um enfoque especial: no dia 13 de outubro, o tema será Tuna e os artistas; já no dia 20 de outubro, o mote será Persona e Personagens (ambos no Espaço Cultural da Barroquinha). Na última semana, dia 27, o projeto propõe uma relação entre Tuna e a Cidade (Cantina Da Lua – Terreiro de Jesus).
“Tuna na Praça” traz novas percepções estéticas e propõe um novo
olhar sobre a obra do soteropolitano. Uma delas é a intervenção visual conduzida pela VJ Esquizomachine (Marcília Barros), com remix das obras de Tuna e visuais em 3D, que misturam história, modernidade e tecnologia. As imagens serão exibidas nas fachadas dos prédios históricos do entorno. Ao unir, de forma inusitada, música eletrônica à homenagem – com os DJs Telefunksoul, Raiz e Suzi 4Tons – a organização do projeto espera despertar o interesse da nova geração para o cinema baiano e nacional, tornando acessível o legado deixado por Tuna Espinheira.
E para fechar as homenagens, os três dias do evento trarão a performance do ator Amós Heber, que inspirado no universo cinematográfico de Tuna Espinheira, interpretará personagens expressivos da obra do cineasta homenageado, realizando esquetes com a participação do público e conduzindo a plateia da mostra para a praça fazendo um elo entre as sessões dos filmes e o evento multimídia.
Realização – Com apoio financeiro da Fundação Gregório de Matos, por meio do edital Arte Todo Dia – Ano III, o projeto “Tuna na Praça” é uma ação idealizada por Marcília Barros e produzida pela Obá Cacauê Produções. O projeto homenageia o cineasta Tuna Espinheira.
Tuna Espinheira, uma vida dedicada ao cinema – José Antonio D’Andrea Espinheira (1943–2015), ou, simplesmente, Tuna Espinheira, dedicou mais de 40 anos de trabalho ao cinema, sobretudo à realização de documentários. Segundo dos sete filhos do advogado Ruy Alberto de Assis Espinheira, e de Iracema D’Andrea Espinheira, de ascendência italiana, Tuna passou a infância e o início da adolescência na cidade de Poções, no Centro
Sul da Bahia. Trabalhou em mais de 30 filmes, eventualmente como ator (no caso de Um Sonho de Vampiros, de Iberê Cavalcanti, 1969), mas quase sempre como roteirista, editor e diretor. Seu trabalho foi reconhecido com várias premiações, como em O Bruxo Bel Borba e O Imaginário de Juraci Dórea no Sertão: Veredas. Em 2004, lançou o primeiro longa-metragem Cascalho, filme de época (anos 1930), inspirado na obra de Herberto Sales e totalmente filmado em Andaraí, na Chapada Diamantina – selecionado para a mostra do 37o Festival de Cinema de Brasília –, sendo premiado como Melhor Filme no Festival de Cinema e Vídeo de Macapá. Em 2014, lançou seu último filme, sobre Juracy Dórea, artista plástico de Feira de Santana. Tuna morreu aos 71 anos e deixou um filme inacabado, sobre o poeta baiano Eurico Alves, e um documentário sobre o educador Anísio Teixeira. Irmão do sociólogo Gey Espinheira e do escritor Ruy Espinheira Filho, Tuna foi casado com a produtora Yara Maria Brandão Espinheira, sua companheira por mais de 40 anos, com quem teve uma filha, a atriz Maria Rosa Espinheira.
Confira a programação:
13 de outubro – Tuna e os artistas (Espaço Cultural da Barroquinha) Cajaíba, O Fazendeiro do Ar – 12 minutos; O Bruxo Bel Borba – 20 minutos; Leonel Mattos a 24 Quadros por Segundo – 10 minutos; Marcília Barros (VJ Esquizomachine) e DJ Suzi 4Tons; Esquetes “Tuna na Praça”, com Amós Heber.
20 de outubro – Persona e Personagens (Espaço Cultural da Barroquinha)
Major Cosme de Farias – O Último Deus da Mitologia Baiana – 14 minutos; Dr. Heráclito Fontoura Sobral Pinto – Profissão Advogado – 20 minutos; Marcília Barros (VJ Esquizomachine) e DJ Telefunksoul Esquetes “Tuna na Praça”, com Amós Heber. 27 de outubro – Tuna e a Cidade (Cantina Da Lua – Terreiro de Jesus – Pelourinho) Comunidade do Maciel – Há uma Gota de Sangue em Cada Poema – 20 minutos; Viva o Dois de Julho – 14 minutos; Bahia de Todos os Exus – 30 minutos; Marcília Barros (VJ Esquizomachine) e DJ Raiz Esquetes “Tuna na Praça”, com Amós Heber.
SERVIÇO O que: Projeto multimídia é uma homenagem ao cineasta Tuna Espinheira
Quando: dias 13, 20 e 27 de outubro (sempre às sextas-feiras) Horário: a partir das 19h Local: Terreiro de Jesus e Espaço Cultural da Barroquinha Produção: Obá Cacauê Produções e AH! Produções Artísticas Entrada Gratuita
Contato Oficial :(71) 993278945 Marcilia Barros (Idealizadora do Projeto).
Contato Oficial :(71) 993278945 Marcilia Barros (Idealizadora do Projeto). E-mail: cavalcantemarcilia@gmail.com