Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Projeto Quintal de Vó

2 minutos de leituraModo Leitura
Quintal_de_V

O Quintal de Vó é um reencontro com a memória e a magia dos antigos quintais, onde se vivia a infância em liberdade, em contato com a natureza e com outro tempo de convívio e aprendizagens das coisas da vida. O objetivo do projeto é promover o convívio coletivo entre crianças de 3 a 7 anos de idade, de segunda a sexta-feira, no turno vespertino, das 13h30 às 17h30, no quintal da Casa Guió, Rio Vermelho.

 “A nossa proposta consiste em oportunizar um espaço acolhedor, natural e coletivo, onde as crianças experienciam a livre expressão e a criatividade através do brincar.”, explica a arte-educadora Ramona Gayão. “As brincadeiras surgem a partir da exploração do espaço por parte das crianças e também dos adultos – educadoras, que estão com a escuta e a atençãovoltadas para as demandas do grupo e de cada indivíduo em suas subjetividades.”, completa Milena Almeida, pedagoga e brincante, ambas idealizadoras do projeto.

Os encontros no Quintal também são tecidos a partir do repertório de cantigas, acalantos, brinquedos da cultura da infância bordados com mitos, lendas, manifestações e folguedos da Cultura Popular Brasileira. Esse repertório faz parte de uma memória infantil vivida nos quintais dos avós e que, aqui, pode-se reencontrar. Assim, o Quintal de Vó é uma proposta que busca valorizar e respeitar a infância, sua cultura e sua (re)conexão com a natureza.

“Ir com meu filho é uma experiência única. Subir na árvore, tomar sol na grama, rabiscar a parede, fazer castelos de areia, pinturas e, depois de tudo isso, tomar banho de mangueira, é mágico. O Quintal proporciona às crianças de hoje experiências esquecidas da nossa infância, através de brincadeiras que estimulam as atividades em grupo, a coordenação motora, o equilíbrio e a alegria. Resgata uma forma de brincar que não se vê mais hoje, dentro de uma grande cidade como Salvador.”, conta Adriana Simões, mãe de uma criança que frequenta o Quintal de Vó.

Tragam as crianças para vivenciarem belas tardes brincantes partilhando das experiências e sensações que um espaço natural e lúdico, como um quintal de vó, pode lhes oferecer.

Compartilhar:

Mais lidas