Racismo é tema de filmes infantis exibidos gratuitamente
Encontrar a melhor forma de abordar o racismo com as crianças foi o desafio encarado por alguns diretores que participam da segunda etapa da Mostra de Cinema Infantil Luz Mágica, que segue até 30 de abril com exibição gratuita de 33 filmes no site mostraluzmagica.com.br. As obras podem ser acessadas a qualquer hora após a realização do cadastro de nome completo e e-mail.
A relação de meninas negras com o olhar da sociedade sobre seus cabelos está presente nos curtas “Lily’s Hair”, de Raphael Gustavo da Silva, e “Dela”, de Bernard Attal. Já “Cores e Botas”, de Juliana Vicente, e “Eu sou o super-homem”, de Rodrigo Batista, debatem as limitações socialmente impostas a quem tem pele preta.
A discussão sobre o racismo atravessa ainda obras como “O menino invisível”, de Murilo Deolino e Uiran Paranhos Leite Oliveira, “Menino do Cinco”, de Marcelo Matos de Oliveira e Wallace Nogueira, entre outros. Todos os filmes estão acompanhados de classificação indicativa e um rastreio por faixa etária pode ser feito pelo sistema de busca do site.
A Mostra tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.