Radioca vai lançar edição virtual em formato doc show
Consumado como uma frente de movimentação da música contemporânea brasileira na Bahia e reconhecido como um dos principais promotores desta cena em nível nacional, o Radioca apresenta sua nova proposta para continuar ativo em meio à circunstância pandêmica. É dela, aliás, que vem o mote para sua realização de agora: o doc show “NoSSAs Casas”, a ser lançado em dois episódios nos dias 3 e 4 de abril. Juntamente com ele, serão realizadas também as tradicionais
atividades de formação que o projeto promove anualmente, a partir de 29 de março.
No “NoSSAs Casas”, o Radioca foca o olhar não apenas nos artistas, mas também nas casas de shows soteropolitanas, fortemente impactadas por todos os prejuízos percebidos na indústria musical nesta temporada. Quatro espaços de diferentes regiões de Salvador – Casa da Mãe (Rio Vermelho), Mercado Iaô (Ribeira), Senzala do Barro Preto (Curuzu) e Teatro Gamboa (Aflitos) – serão cenário para a produção do material audiovisual. Os filmes vão documentar histórias da cidade, dos universos culturais que a compõem e de como estes recintos se relacionam com eles, tudo em torno de shows de seis atrações que recortam diferentes estilos, gerações e representatividades baianas, reunindo relevantes nomes da música do estado.
É assim que, nesta atualidade de tantos desafios para o setor da cultura, o Radioca segue produzindo neste primeiro semestre, já que, mais uma vez, não se tem previsão da viabilidade da retomada de seu festival anual. E é justamente pensando nesta interrupção de atividades que a atenção às casas surge: qual a importância delas? Como elas têm sobrevivido? Como permanecerão? Quantos palcos encontraremos ativos pós-pandemia? Como estará a cena musical da capital baiana e que lugares os públicos poderão frequentar neste futuro que esperamos ser próximo? Que perdas simbólicas e efetivas para a vida cultural, social e econômica as portas fechadas vão representar? Em busca destas respostas, o “NoSSAs Casas” virá acompanhado de uma campanha em prol destes espaços e, consequentemente, dos profissionais ela conectados.
A grade completa e a programação das atividades do “NoSSAs Casas” serão anunciadas em breve. Todos os conteúdos serão ofertados gratuitamente, tendo como central o canal de YouTube do Radioca: www.youtube.com/festivalradioca.
O projeto “NoSSAs Casas – Radioca Doc Show” tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
SOBRE O RADIOCA – Combo de investigação da música brasileira, o Radioca reúne um programa de rádio, no ar desde 2008 pela Rádio Educadora FM Bahia, um festival anual, realizado desde 2015, em Salvador, além de, em 2020, ter expandido o seu lema, “A música que você ainda vai ouvir”, também para podcast, dando vida ao Radiocast – que inclusive terá uma edição especial dentro do “NoSSAs Casas”. O time curador é formado pelo jornalista Luciano Matos, pelos músicos Roberto Barreto e Ronei Jorge e pela produtora Carol Morena, que também assina a coordenação geral de produção.
www.radioca.com.br
www.facebook.com/radiocabahia
www.instagram.com/radioca_
www.youtube.com/festivalradioca