#Reconectar: um link com a nossa História
Nesta quarta, 25, mais cinco placas do projeto #Reconectar ganham as ruas do Centro Histórico. Ação da Fundação Gregório de Mattos (FGM) em parceria com a DESAL, visa valorizar o Patrimônio Cultural da cidade de Salvador.
No mês de outubro, a FGM e a DESAL seguem o trabalho, com enfoque nos monumentos da Avenida 7 de Setembro: Busto D, João VI, Zamenhof, Relógio de São Pedro, Obelisco D. João VI e Barão do Rio Branco.
Até o fim do ano, serão contemplados ao todo 25 monumentos, mantendo a média de cinco por mês. A ação #Reconectar foi lançada em 17/08 – Dia do Patrimônio Histórico Nacional.
Integrante do programa Salvador Memória Viva, da Diretoria de Patrimônio e Humanidades da FGM, o #Reconectar permite que moradores e visitantes da cidade tenham acesso às informações sobre monumentos públicos, a partir de placas com QR Code instaladas próximas às suas bases. Basta aproximar um celular ou tablet com leitor para esse tipo de código (nos aparelhos mais recentes, a própria câmera fotográfica faz isso). No link que se abre é possível ler a ficha com os dados e um resumo sobre o personagem ou evento retratado na obra em três línguas (português, inglês e espanhol).