Rede Capoeira encerra amanhã (25) com rodas de capoeira, cortejo e samba
Citado por Mateus Aleluia como espaço sagrado pela honra à ancestralidade, evento começa amanhã (25) às 9h e tem sua última atividade às 14h30
Com quatro dias dedicados a celebrar a cultura afro-brasileira em dois dos seus aspectos mais originais, a arte e cultura, chega ao fim amanhã (25) o VI Rede Capoeira – patrocinado pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Neste sábado, as atividades vão das 9h às 14h30 no Doca 1 – Polo de Economia Criativa, Comércio, com entrada gratuita. (Programação completa abaixo)
Além de oficinas e atividades que promovem a vivência e aprendizado da capoeira, maculelê, frevo, samba e repente, a edição atual projeta o evento com ainda mais relevância no cenário brasileiro ao confirmar o seu pioneirismo no reconhecimento ao legado de mestres e mestras da cultura popular, homenageando-os como Heróis Populares com troféu e premiação.
O cantor e compositor Mateus Aleluia, 81 anos, um dentre os 10 homenageados com o Troféu Sankofa, citou a iniciativa como criadora de um espaço sagrado por honrar a ancestralidade representada pela trajetória desses mestres e mestras. O músico, símbolo de resistência e sabedoria, foi responsável pelo encerramento da primeira noite do evento com show lotado.
Mateus Aleluia foi homenageado ao lado de Mestre Nô, Mestre Virgílio da Fazenda Grande, Mestre Baiano, Mestre Fernando e Mestre Boa Gente; a aclamada sambadeira Dona Santinha e o Mestre Walmir Lima, integrante da chamada “primeira geração” do samba de Salvador; a passista de frevo mais antiga do país, Zenaide Bezerra; e o cordelista e repentista nordestino mestre Bule-Bule.
AMANHÃ (25) – O último dia do VI Rede Capoeira (25) dá continuidade às disputadas oficinas de capoeira, desta vez ministradas por mestre Sabiá e mestres Peixe Cru, Boa Gente, Medicina e Nô. O ponto alto será o Cortejo do Bando Anunciador do Mestre Lua Rasta e Berimbalada, às 12h40. A despedida e agradecimento a todos os participantes da sexta edição do evento será ao som de Pedrão Abib & O Samba da Democracia, com participação especial do mestre Walmir Lima.
“Além de ser um evento de preservação da cultura popular e celebração da capoeira, o Rede Capoeira também funciona como um grande ponto de encontro, quando capoeiristas e defensores da cultura popular, com atuação na Bahia, Brasil e outros países do mundo, congregam e compartilham suas lutas”, comenta Mestre Sabiá, que criou o evento e assina a sua coordenação.
O VI Rede Capoeira é uma realização do Projeto Mandinga e conta com o apoio do Governo do Estado.
PROGRAMAÇÃO SÁBADO:
9h – Oficina de Capoeira I Mestre Sabiá e Mestre Peixe Cru
• Doca1 – Auditório
9h – Oficina de Capoeira I Mestre Boa Gente
• Arena da Capoeira
10h10 – Oficina de Capoeira I Mestre Medicina
• Doca1 – Auditório
11h10 – Oficina de Capoeira I Mestre Nô
• Doca1 – Auditório
12h10 – Roda de Capoeira I Mestre Gajé
• Doca1 – Arena da Capoeira
12h40 – Cortejo do Bando Anunciador do Mestre Lua Rasta e Berimbalada
• Doca1 – Rosa dos Ventos
14h30 – Despedida Rede Capoeira 2025 + Samba de Mesa
Pedrão Abib & O Samba da Democracia
Participação Especial: Mestre Walmir LIma
• Doca1 – Rosa dos Ventos