Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Renato Rocha ministra oficina para artistas circenses

3 - 4 minutos de leituraModo Leitura
Dramartugias

A oficina A dramaturgia no circo, com Renato Rocha, parte da série Sesc Dramaturgias – Leitura, escrita, corpo, movimento, acontece desta segunda-feira, 24 de abril, a 28, das 14h às 18h, no Teatro Sesc-Senac Pelourinho. O público alvo é composto por artistas circenses da cidade de Salvador.

A inscrição é presencial (R$20). A oficina artística tem o objetivo de investigar as possibilidades dramatúrgicas e suas diferentes camadas dentro do universo circense.

Os participantes terão a oportunidade de vivenciar um pouco do processo criativo colaborativo que o diretor Renato Rocha vem desenvolvendo na Europa, principalmente em Londres, onde serão expostos a exercícios físicos, vocais, jogos de escuta em grupo, além de ferramentas com foco na composição cênica, a partir do diálogo entre o circo, a performance, a dança e a cena, onde espaço cênico servirá de plataforma de encontro entre as demais expressões artísticas, que se colocarão a serviço de cada ator e de suas dramaturgias.

“Trata-se de uma oportunidade ímpar de intercâmbio com um profissional brasileiro de expressiva atuação fora do país, além da possibilidade de investigação da nuance dramatúrgica do circo”, considera Vika Mennezes, coordenadora do Núcleo de Artes Circenses da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), que apóia a realização do evento.

O diretor levará os particiantes a uma pesquisa sobre diferentes tipos de dramaturgias, seja na construção da cena, do espetáculo, ou na prórpria vivência do artista, a partir de como o artista se relaciona com seu corpo, com sua técnica, suas emoções, seu dircurso e os aparelhos circences.

Processo criativo – Os artistas poderão desenvolver uma abordagem integrada entre pesquisa artística, formação, técnica e criação de números ou projetos artísticos. E de como sua arte se relaciona com o público hoje, sua cidade e o mercado circense nacional e internacional, do circo clássico ao contemporâneo e os próprios festivais.

Dessa forma, os artistas poderão testar na prática suas ideias e experimentar seus corpos ativamente em diferentes formas de abordagens, passando por possíveis histórias, narrativas concretas ou subjetivas, dramaturgias abertas, sensoriais, biográficas, ficcionais, lineares ou não lineares, e a partir disso produzir material cênico/circense/performativo, criando cenas, partituras ou números, de movimento, através de suas experiências na residência (que pode ser mostrado no final do curso).

Sobre o diretor – O brasileiro Rocha desenvolve uma carreira internacional desde 2010. Em Londres, criou espetáculos para a Royal Shakespeare Company, The Roundhouse, LIFT (Festival Internacional de Teatro de Londres) e Circolombia. Criou espetáculos também para a Bienal Internacional de Artes de Marselha, o Teatro Nacional da Escócia, o Festival Internacional de Dança de Leicester, União Européia e Unicef.

Dirigiu e colaborou com projetos na Índia, Berlim, Tanzânia, Quênia, Egito, Paris, Nova York, Edimburgo, Estocolmo e Colômbia. É também o diretor artístico da organização Street Child United, que cria projetos artísticos, trabalhando com jovens de rua em 20 países. E também é um dos diretores artísticos da CircusIncubator, uma plataforma de pesquisa de circo criada em colaboração entre La Grainerie (França), Circus Info e Cirko (Finlândia), Subtopia (Suécia), La Central delCirc (Espanha), La TOHU (Canadá) e Luni Produções (Brasil).

Serviço:

A dramaturgia no circo
Sesc Dramaturgias – Leitura, escrita, corpo, movimento
Onde: Teatro Sesc-Senac Pelourinho
Quando: 24 a 28 de abril, de 14h às 18h
Inscrição presencial: R$20

Compartilhar:

Mais lidas