Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Revista Barril estreia temporada 2021 de publicações textuais das diversas linguagens artísticas

3 - 4 minutos de leituraModo Leitura
Editor_Revista_Barril_daniel_guerra

A Revista Barril retoma a sua produção de conteúdo em fevereiro. A Barril, revista on-line, baiana e especializada em crítica de arte, ensaios e criação, inicia a publicação de uma série de textos de diversos gêneros a partir do dia 08 de fevereiro (segunda-feira), quando será lançado o primeiro conteúdo desta nova temporada.

A trajetória de cinco anos de existência acumula desafios e ‘insistências’ por parte dos editores gerais Daniel Guerra e Igor Albuquerque para manter e avançar com o projeto genuinamente independente, que desde 2018 passou a abarcar todas as linguagens artísticas. Serão publicados três textos inéditos por semana, com acesso gratuito através do site www.revistabarril.com.

Ao todo serão 25 produções textuais de autores convidados que trazem temas diferentes do universo do teatro, dança, música, cinema, literatura, artes plásticas, etc. A Barril tem como proposta dinamizar o cenário cultural através de discussões aprofundadas e meditadas com cuidado e força criativa, dentro e fora da Bahia. Nesta edição, estão previstos textos mais panorâmicos, tentando dar conta dos fenômenos estéticos desse momento de profundas reconfigurações no cenário das artes. “A coisa mais sem graça é uma obra de arte sobre a qual ninguém fala”, comenta Igor de Albuquerque (editor geral da revista).

Entre os conteúdos que virão por aí estão textos de nomes como: Wagner Schwartz, Felipe Assis, Dirceu Villa, Alejandra Munoz, abordando temas como arte urbana, poesia contemporânea, críticas sobre curadoria e festivais e, por exemplo, um texto de música contrapondo Mateus Fazeno Rock a Baco Exú do Blues. O texto de estreia é “Foto Fantasma – Teatralidade e os presentes da performance”, do artista e performer Renan Marcondes. A programação com os textos da semana deverá sair todo domingo, a partir do dia 07 de fevereiro, nas mídias sociais da Revista Barril (Instagram: @revistabarril | Facebook:

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela  Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo  Federal.

Sobre os editores

Daniel Guerra é crítico de arte, editor da Revista Barril, artista e mestre em artes cênicas (UFBA).  Em 2008 fundou o grupo Alvenaria de Teatro (2008-2012). Investiga o conceito de  “acontecimento cênico”, sobre o qual desenvolve pesquisa acadêmica. Durante a sua trajetória  como artista, habitou encruzilhadas entre diversos campos e linguagens, sempre em colaboração  com outros artistas: teatro, dança, performance, audiovisual e suas hibridações. Trabalha  também com vídeo e cinema, escrevendo roteiros e realizando produtos audiovisuais. Em 2016  fundou a Revista Barril junto com outros parceiros, publicação virtual que hoje já possui cerca de  200 textos críticos abarcando todas as áreas da arte (www.revistabarril.com).

Igor Albuquerque é editor, tradutor, escritor e produtor musical. Fundador e editor da Revista Barril. Atualmente prepara uma tese de doutorado em literatura italiana na USP. Em 2019 assina o roteiro do romance gráfico “-13, -38: amanhã de novo”. É criador do canal do YouTube Bim Bom Records, voltado para música contemporânea. Escreve principalmente sobre artes e literatura.

Sobre a Revista Barril

A Revista Barril surgiu em 2016, fundada por artistas profissionais soteropolitanos de variadas áreas. Originalmente dedicada às artes cênicas, a revista cresceu, abrangendo todas as áreas da arte a partir de 2018. Ao longo da sua história, envolveu uma quantidade significativa de artistas, críticos e obras, produzindo mais de 200 textos críticos. Desde o início a revista mostrou sua singularidade estilística assim como sua importância no campo artístico, já que é uma das únicas revistas de crítica dedicada a todas as artes, dentro do território baiano, tendo também projeção nacional. Nomes importantes do campo já fizeram parte da nossa trajetória.

SERVIÇO
Revista Barril | Lançamento da nova temporada de publicações
Data: 08/01
Texto de estreia: “Foto Fantasma – Teatralidade e os presentes da performance”, por Renan Marcondes
Acesso gratuito através do site www.revistabarril.com

Compartilhar:

Mais lidas