“Roteiro para Games” é o tema da próxima live de roteiristas com Victor Cayres
Quando se está entretido, tentando passar para uma nova fase do game, é difícil de a/o jogador/a pensar que tudo aquilo que a/o desafia na tela foi pensado justamente para envolvê-la/o, emocioná-la/o, e impulsionar esta/e gamer a seguir ali, mesmerizada/o pelas regras daquele mundo, e daquele jogo. Pois é, o universo dos games também precisa de roteiro – por isso, a “Live de Roteiristas” realiza seu próximo encontro abordando o tema “Roteiro
para Games”, com o pesquisador e roteirista Victor Cayres.
Nesta live, Cayres vai ensinar técnicas de roteiro para game, exemplificando detalhes que devem ser observados, como realizar o script, o roteiro e seguir todo o processo de elaboração do vídeo, além da forma ideal de escrever definir os personagens e escrever a história de cada um deles, principalmente para aqueles que têm começo, meio e fim dentro do roteiro.
Victor Cayres – é doutor em Artes Cênicas (UFBA), com estágio doutoral na Université de Lorraine, na França. Ele tem pós-doutorado em Educação e Contemporaneidade (UNEB) e em toda a sua trajetória acadêmica pesquisou relações entre dramaturgia e videogames. Como roteirista, trabalhou em projetos para Teatro (Quarto de Casal, 2005; Véu Carmim, 2011), Animação (Miúda e o guarda-chuva, projeto de série – Santo Forte 2010; longa- metragem – Movioca, 2019) e games (Cosmopolitan Egito e Liderança Feminina – Sinergia Games, 2015), e atua ainda como game designer (Kirimurê, Venda+ Starret, 2018; Gamifica Senai, 2019). Cayres também realiza consultorias nas áreas de roteiro e game design (Gamebook: Guardiões da Floresta – UNEB, 2015; Educação Livre – Unesco, 2016; Divercult – UNEB, 2019) e atualmente, trabalha no desenvolvimento do universo ficcional transmídia para infância Odoyá, roteirizando jogo e curta-metragem de animação, em co-produção com Unique Entretenimento Digital e Sinergia Games e em novos projetos de animação e games do universo Miúda e o guarda-chuva.
PROJETO
A “Live de Roteiristas”, em 2021, vai contar com 15 encontros e 15 convidados, distribuídos em 30 horas de conteúdo. Em sua primeira edição no ano de 2020, durante seis meses da pandemia no Brasil (de março a outubro), o projeto realizou 21 encontros com 25 convidados diferentes, e um público de mais de 2.500 pessoas, dentre escritores, autores, pesquisadores, estudantes e profissionais do audiovisual.
Carollini Assis e Ceci Alves receberam grandes nomes do audiovisual nacional e internacional, como Karim Ainouz (indicado ao Oscar por “A Vida Invisível”); o produtor internacional Rodrigo Teixeira (ganhador do Oscar com o filme “Me chame pelo seu nome”), Eliseo Altunaga (ganhador do Oscar com o filme “Uma Mulher Fantástica” e indicado pelo chileno “No”), a novelista Thelma Guedes (Órfãos da Terra, O Profeta, Cordel Encantado, etc.), dentre outros profissionais.
Para participar do evento, a pessoa interessada poderá fazer inscrição através do e-mail: vamosfazercoisasjuntos@gmail.com. As inscrições são gratuitas.
A Live de Roteiristas – Masterclasses tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
SERVIÇO
Live de Roteiristas – Victor Cayres
Tema: “Roteiro para Games”
Quando: Sábado (27/02), às 16h
Inscrições: Gratuitas através do e-mail:vamosfazercoisasjuntos@gmail.com
Classificação: Livre