Saiba quem venceu a disputa no Festival do Licor de Cachoeira
Os vencedores do primeiro Festival do Licor de Cachoeira são, na categoria Sabor Tradicional Juarez Santos, do Licor de Tio Jura, com o melhor Jenipapo, e na categoria Melhor do Ano Tarcísio Dayube, do Licor da Chácara, com o Maracujá com Uva. O resultado foi anunciado no palco, em pleno encerramento da Feira do Porto, na Praça Ubaldino Assis, conhecida como Jardim Grande, fechando assim o São João de Cachoeira.
E o Festival do Licor de Cachoeira já anunciou as categorias que deverão ser disputadas pelos produtores no próximo ano : na categoria Sabor Tradicional o sabor será tamarindo e na categoria Melhor do Ano, frutas cítricas. Os participantes deverão criar licores utilizando os sabores estabelecidos e assim disputar. Outras novidades anunciadas foram a instalação da Passarela do Licor com barracas individuais de cada fabrico na Praça 25 de Junho, durante todo o período do festival, e também um espaço para degustação, onde as pessoas poderão provar os licores e votar.
Passo importante para tombamento – durante a manhã desta terça, 25/6, na cerimônia oficial de transferência da capital de Salvador para Cachoeira, na Câmara Municipal, a secretária de Cultura Arany Santana, que representou o governador Rui Costa, recebeu o pedido de tombamento do licor de Cachoeira como patrimônio imaterial da Bahia das mãos da produtora cultural Carine Araújo, realizadora do festival. Em meio a muitos aplausos a secretária se comprometeu a encaminhar a demanda ao IPAC – Instituto do Patrimônio Histórico, para as devidas providências.
Presentes na cerimônia, os deputados estaduais Fabíola Mansur e Alan Castro declararam que vão apresentar na Assembleia Legislativa uma moção apoiando o pedido. Já o vereador de Cachoeira, Leo Ventura, vai apresentar à Câmara do Município o pedido para que a cidade seja batizada como Capital do Licor. Ele também irá propor a colocação de uma escultura no portal da cidade em forma de garrafa de licor.
Como foi o festival – Desde o dia primeiro de junho o Festival do Licor promoveu uma saudável competição entre 10 dos melhores produtores do município e os vencedores foram escolhidos por moradores e visitantes. Comprando o “menu degustação” composto por 10 garrafinhas com os licores participantes do festival, disponível em vários pontos de venda da cidade, o consumidor recebeu uma cédula de votação para registrar seu voto naquele que considerou o melhor licor em duas categorias: Tradicional (sabor jenipapo) e Melhor de 2019 (sabores diversos).
O prêmio de R$ 1 mil para cada categoria foi assumido por outros 2 fabricos da cidade: o Licor de Roque Pinto e o Arraial do Quiabo, que não quiseram ficar de fora da grande festa em reconhecimento à bebida que leva o nome da cidade para o mundo. A votação foi feita ainda no site do festival, onde o público também pode adquirir o “menu degustação” com os famosos licores de Cachoeira.
O Festival foi o primeiro festival gastronômico da cidade em que a bebida foi o carro-chefe e aconteceu durante todo o mês de junho, acompanhando a vasta programação do tradicional São João da Feira do Porto, onde além de degustar licores saborosos o público pode dançar muito forró.
Contatos dos vencedores
Licor Tio Jura
Telefone: (71) 992514720
Endereço: Tv. Manoel Bastos, 45 – Cachoeira – BA
Licor da Chácara
Telefone: (71) 999373068
Endereço: Estrada de Belém, s/n – Cachoeira – BA
www.festivaldolicor.com.br