Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Sarau de Itapuã abre a exposição “A Casa D’Agente” com atrações musicais

3 - 4 minutos de leituraModo Leitura
Sarau_Especial.18.09

No aniversário de 24 anos da Casa da Música – espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) às margens da Lagoa do Abaeté –, o Sarau de Itapuã ganha uma edição especial no próximo dia 18, às 18h. Os sons do Samba e Sede e de Pierre Onassis, além da poesia das Sussurradeiras animam a abertura da exposição “A Casa D’Agente”, uma grande homenagem ao próprio espaço cultural que é fruto de uma grande parceria com a comunidade de Itapuã. A entrada é gratuita.

Montada a partir dos registros históricos da Casa da Música, a exposição “A Casa D’Agente” recebe esse título por entender que esse é um local formado pelo público e pelo agente produtor de cultura. Por um passeio em telas eletrônicas, o visitante poderá mergulhar na história de um dos principais espaços culturais da região.

O ritmo da noite se inicia com o afro e o samba-reggae de Pierre Onassis. Autor de grandes composições da música baiana, Onassis canta seu grande repertório para público, como “Requebra”, “Canto ao Pescador” e “Rosa”. Juntamente com ele, o Samba e Sede apresenta o trabalho de mais de 20 anos da Família Brandão. São músicas que passam pela MPB, samba, marchinhas e bossa nova.

As Sussurradeiras ainda promovem intervenções lúdicas, com o objetivo de brincar e instruir, além de exercitar criações, expansões, sonhos e sorrisos. O grupo quer proporcionar uma experiência humana e poética.

UM MÊS DE CELEBRAÇÕES – O Aniversário da Casa da Música não para por aí. No dia 22, a partir das 09h30, a Casa da Música forma uma ala dentro do Desfile Cultural da Primavera, que no passado embelezava a orla de Itapuã com a participação dos moradores que acompanhavam com aplausos. No mesmo dia, às 18h, acontece a Fogueira Filosófica – Antigas Serestas da Lagoa do Abaeté, que conta com a participação de alunos dos cursos da Casa da Música em uma apresentação aberta para todo o público.

A Caminhada Viva o Abaeté acontece no dia 23, às 7h, como um convite a compartilhar vivências no ecossistema de dunas e lagoas da APA Abaeté, com performances culturais e orientações sobre a trilha e o meio ambiente local. Mais tarde, às 14h, o professor Juracy Costa promove a palestra “A Educação Através do Xadrez – Benefícios Para A Saúde, Diversão e Ocupação para as crianças”.

Para finalizar, no último sábado de setembro, dia 30, acontece uma edição especial da Sabadeira Musicada na Casa da Música, a partir das 14h.

Sobre o espaço cultural – “O Museu da Imagem e do Som do Abaeté” era o título do projeto inicial da Casa da Música, inaugurada em 03 de setembro de 1993. Situada numa Área de Proteção Ambiental, o Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté, a Casa atua recebe atividades artísticas de diversas linguagens. O Espaço realiza exposições temporárias, saraus e bate-papos musicados, sempre com temas ligados à música e a preservação do complexo do Abaeté. Além destes eventos culturais, o Espaço oferece oficinas gratuitas para a comunidade.

A Casa da Música é um dos dezessete espaços culturais administrados pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Diretoria de Espaços Culturais (DEC), setor da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), que tem como principais desafios fomentar a produção cultural da comunidade e contribuir para a democratização do acesso à cultura.

Compartilhar:

Mais lidas