Seminário sobre Exu tem mostra artística com literatura, música, dança e artes visuais neste sábado, em Salvador
Música, Dança, Literatura e Artes Visuais se reúnem em uma mostra artística especial ao longo de todo o dia de sábado, 30/03, no Teatro Jorge Amado, em Salvador. A grade de atrações faz parte do Seminário “Caminhos que levam a Exu”, realizado pelo Centro de Umbanda Caboclo Taperoá (CUCT), das 9h às 17h, que mergulha no universo místico em torno desse Orixá e das linhas de trabalho que se desenvolveram em seu nome na Umbanda.
A atividade traz para o centro do debate um dos maiores tabus da cultura brasileira, no intuito de melhorar o entendimento para combater o medo e discriminação que são origem da hostilidade e do racismo religioso. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo site www.sympla.com.br e na bilheteria do Teatro até a data do evento. As quatro mesas temáticas trazem palestras de Pai Rafael, do Centro Umbandista Maria da Piedade; Pai Leandro, da Casa de Sultão das Matas; Mawó Adelson de Brito, da Casa da Azansú; e Pai Fábio de Oxum, do CUCT. Cada um deles aborda um aspecto diferente sobre Exu, desde o seu culto na África até as formas de apresentação desta força na Umbanda, como trabalha e como podemos nos relacionar com ela.
Como a ludicidade é um dos aspectos fortes dessa entidade sagrada, o evento vai promover performances de nomes como das cantoras Márcia Short e Márcia Freire, que fazem pocket shows com músicas de carreira e saudações aos orixás; do Bloco Afro Bankoma, que apresenta uma esquete teatral, com dança, canto e banda, em louvor a Exu; o grupo coral Divinas, sob a regência do maestro Cícero Alves; o bailarino Nadson Cavalcanti, que interpreta a coreografia “Abre Caminhos”, criada e dirigida Tiago Trindade; e o balé do CUCT, que interpreta a canção Pemba Laka, do grupo Playing for Change.
“A arte tem um papel fundamental no seminário porque, além de ser um importante veículo para a compreensão do sagrado, é também símbolo de prazer, alegria e deleite, que têm tudo a ver com Exu”, destaca Pai Fábio de Oxum, sacerdote do CUCT e idealizador do seminário. Além das apresentações no palco, o foyer recebe exposição e venda dos livros, artbooks e pôsteres de Orixás do ilustrador e quadrinista Hugo Canuto; o projeto Afrocantos Coloridos, do educador, músico e poeta Gabas Machado, com plantas que remetem à cultura Afro e recital de poemas e canções em voz e violão; acervo especializado em literatura sobre a religiosidade de matriz africana e títulos sobre africanidades em geral, em parceria com a livraria LDM e a editora Madras; e lojinha de produtos místicos.
PROGRAMAÇÃO:
8h – Credenciamento/ Performance músico-poética de Gabas Machado (foyer)
9h – Laroyê! Atabaques pra saudar Exu (Encontro de Curimbas)
09h30 – Abertura: Mesa AUMBA (Associação de Umbanda da Bahia)
9h50 – Coreografia: Pemba Laka – Balé do CUCT
10h – Mesa 1: “E?u Iran?e Eledumare/ Exu Mensageiro do Criador” – Mawó Adelson de Brito/ Mediação: Cristiele França
10h45 – Bloco Afro Bankoma
11h – Mesa 2: “Laroiê Exu – Da Divindade ao Compadre” – Pai Leandro da Casa de Sultão das Matas
12h15 – Intervalo para almoço e circulação no Foyer
13h30 – Pocket Show de Márcia Freire
14h – Mesa 3: “Exu e seus Caminhos” – Pai Rafael do Centro Umbandista Maria da Piedade
14h50 – Coral “Divinas” – maestro Cícero Alves
15h20 – Mesa 4: “Exu e Eu” – Pai Fábio de Oxum (Centro de Umbanda Caboclo Taperoá)
16h – “Abre Caminhos”: Nadson Cavalcanti (interpretação) e Tiago Trindade (Coreografia)
16h20 – Pocket show de encerramento: Márcia Short
Serviço
Caminhos que levam a Exu – Seminário
Dia 30/03/2019 (sábado) – das 9h às 17h
Local: Teatro Jorge Amado (Av. Manoel Dias, nº 2177, Pituba)
Inscrições: Pelo site sympla.com.br, na bilheteria do teatro ou na secretaria do CUCT
https://www.sympla.com.br/caminhos-que-levam-a-exu__464267
Valor: R$ 30,00 (trinta reais)