Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Seminários e workshops são oferecidos gratuitamente na 8ª Semana da Diversidade Cultural de Salvador

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura

Seminários, workshops e atividades de qualificação serão oferecidos gratuitamente na 8ª Semana da Diversidade Cultural de Salvador, que ocorre entre os dias 2 e 8 de setembro.

A programação levará ao público atividades que promovem inclusão e celebram conquistas da comunidade LGBTQIA+, fortalecendo o diálogo sobre direitos humanos, diversidade e empregabilidade. 

O seminário “Não há cura para o que não é doença: Reflexão sobre suicídio LGBT e a Celebração da Resolução CFP nº 01/2018”, está programado para quarta-feira (4), às 14h, no Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03).

O encontro abordará o impacto da religião e da sociedade na saúde mental da população LGBT, com foco na resolução, que proíbe profissionais de psicologia de realizarem ou colaborarem com práticas de “cura gay”.

Ainda na quarta-feira, às 14h30, o workshop “Lantejoulas – Contos, Adereços e Carnaval”, que ganha uma edição extra no dia 6 no mesmo horário, dirigido pelo estilista Fábio Sande, oferecerá uma imersão criativa no universo carnavalesco. O evento, realizado na Casa da Mulher Brasileira, levará aos inscritos técnicas de construção de adereços, permitindo aos participantes explorar a arte e a cultura do carnaval.

Já na quinta-feira (5), às 9h, o SineBahia sediará o Empregabilidade LGBTrans Mutirão, ação de intermediação de trabalho voltada para o encaminhamento de pessoas LGBT para vagas de emprego. Com a participação de representantes governamentais e ativistas, o evento visa ampliar as oportunidades de emprego para essa população, reforçando o compromisso com a inclusão no mercado de trabalho.

No mesmo dia, o Seminário Orgulho Jovem promoverá duas rodas de conversa no Shopping da Bahia. A primeira, às 10h, “Trabalho e inovação: Desafios e oportunidades para a juventude LGBT+”, trará debates sobre o mercado de trabalho para jovens LGBT+. A segunda roda, às 14h, “Comportamento e autoimagem: Desafios na era digital”, discutirá as pressões da era digital sobre a autoimagem e saúde mental. 

O III Seminário de Representatividade, Direitos e Saúde Mental LGBTQIA+, que ocorrerá na Universidade Federal da Bahia, no Auditório João Gonçalves, PAF I, nos dias 5, às 17h30, e 6, às 9h30, abordará temas como saúde mental, interseccionalidade e políticas públicas para a população LGBTQIA+, reunindo especialistas e ativistas em um debate profundo sobre os desafios enfrentados por essa comunidade.

Na sexta, o Seminário Orgulho Jovem trará mais duas rodas de conversa ao Shopping da Bahia. A primeira para abordar “Saúde Mental na Juventude LGBT+”, às 10h. Já a segunda, “Educação LGBTrans: Ingresso, Permanência e Formação no Ensino Superior”, às 14h. Esses debates prometem reflexões valiosas para o desenvolvimento de políticas e práticas que promovam a inclusão e o bem-estar da juventude LGBTQIA+ em diferentes esferas sociais.

A Semana da Diversidade Cultural de Salvador é realizada pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), com patrocínio do Governo da Bahia, Prefeitura de Salvador, Dow Química, Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil e Embasa, e apoio do Shopping da Bahia e Instituto Íris.

Compartilhar:

Mais lidas