Sepromi recebe ativista negra Sheila Walker e destaca ações afirmativas
A titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis, recebeu nesta quinta-feira (29, em Salvador, a ativista negra e antropóloga norte-americana Sheila Walker, numa agenda articulada pelo Coletivo de Entidades Negras (CEN).
Na pauta estavam temas relacionados às contribuições da população negra no mundo, o seu contexto de lutas históricas e o fortalecimento da relação entre os países da diáspora africana.
Walker tem, dentre seus objetos de estudo, questões referentes às origens do ser humano na África e as mulheres negras como influenciadoras da história e da cultura no mundo. “Temos que reivindicar a história de contribuições das mulheres negras”, pontuou a ativista, durante o encontro. Ela também aborda, em suas pesquisas, as semelhanças entre os vários países da diáspora africana, incluindo o Brasil, assim como a importância da aproximação destas nações.
A Secretária da Sepromi apresentou as ações voltadas à promoção da igualdade racial na Bahia, a exemplo das políticas de cotas no serviço público estadual, além do sistema próprio de financiamento, medidas previstas no Estatuto de Promoção da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa. O avanço nas políticas de reparação e a institucionalização do tema no estado foram destacados pela ativista. “Mudou-se muita coisa neste aspecto. Isso me impressionou nessa vinda à Bahia”, disse Sheila Walker.