Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Sepromi recebe lideranças de Cachoeira e pedirá apuração sobre ataques ao terreiro Icimimó

1 - 2 minutos de leituraModo Leitura
Secretaria_Fabya_Reis_recebeu_lideranas_do_municpio_de_Cachoeira

Um conjunto de lideranças de Cachoeira estiveram reunidas nesta terça-feira (20), na Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), em reunião que discutiu o fortalecimento dos povos e comunidades tradicionais da região, principalmente na proteção dos seus territórios. Dentre as pautas tratadas estava a série de ataques ao terreiro Icimimó, que recentemente teve sua área invadida e espaços

sagrados depredados. A titular da Sepromi, Fabya Reis, recebeu o babalorixá Antônio da Silva, conhecido como Pai Duda de Candola, a prefeita Eliana Gonzaga, o cantor e compositor Mateus Aleluia, além de outros amigos e filhos do terreiro.

A casa religiosa, que está em período de obrigações religiosas e recebe periodicamente visitas de pessoas idosas, teve sua rotina prejudicada diante de constantes episódios de violência. O Icimimó é um terreiro centenário, tombado pelo IPHAN e registrado pelo IPAC. Na semana passada, parte considerável de sua vegetação foi destruída e o caso foi registrado em delegacia. “Reafirmamos compromissos na proteção destes patrimônios, na atenção ao conjunto de comunidades da região, que também são alvo de diversas investidas, para as quais estamos pedindo apuração rigorosa dos órgãos do Sistema de Justiça”, pontuou a secretária Fabya Reis.

Compartilhar:

Mais lidas