Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Série de encontros reflete sobre o ofício de roteirista

6 - 8 minutos de leituraModo Leitura
Seminario_TALKS_narrAtiVas_Card

O roteiro de uma obra audiovisual é o protagonista de 12 encontros online e ao vivo, que compõem o Seminário “TALKS”, do “narrAtiVas – Programa de Formação Audiovisual da Bahia”, com execução da Benditas Projetos Criativos. O seminário tem como tema “Os aspectos do ofício de roteirista e da escrita do roteiro” e conta com a participação  de profissionais de distintas áreas do audiovisual, como roteiristas, produtores, diretores, técnicos de som, fotografia e montagem.

A série de encontros acontecerá entre os dias 1º e 26 de novembro, sempre das 19h às 21h, às segundas, quartas e sextas, e pode ser adquirida por 10 x de R$ 15 ou R$ 150 (à vista). As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site www.benditas.art.br/narrativas/talks.

Com carga horária total de 24 horas, o “TALKS” garante emissão de certificado para os participantes. O projeto é voltado para estudantes, roteiristas, produtores e profissionais de diversas áreas do audiovisual, com o objetivo de promover reflexões e debates sobre a peça inicial de uma obra audiovisual: o roteiro Todas as palestras serão mediadas por roteiristas, técnicos e realizadores baianos, buscando criar um espaço de informação, conhecimento e compartilhamento de distintas visões e práticas comuns ao ofício de roteirista e sobre o processo de criação de uma obra audiovisual que tem no roteiro a sua gênese.

Integram a programação como convidados nomes de relevância no cenário audiovisual brasileiro como Paulo Halm, Maíra Oliveira, Marcílio Moraes, Raquel Lemos, Mari Brasil, Índigo, Marco Borges, Fabio Meira, Tide Borges, Rosa Caldeira, Márcia Medeiros e Diana Vasconcellos. Na lista de mediação, estarão presentes profissionais que vêm se destacando na cena nacional, como Ceci Alves, Susan Kalik, Silvana Moura, Edson Bastos, José Araripe Jr., Carollini Assis, Sol Moraes, Ailton Pinheiro, Douglas Tourinho, Thaiane Machado, Marise Urbano e Alessandra Pastore.

Com curadoria de Sofia Federico, que divide a coordenação geral do programa com Tatti Carvalho, o “TALKS” debruça-se sobre os vários aspectos do exercício da função de roteirista, que pressupõe o domínio de técnicas e teorias relacionadas à dramaturgia audiovisual, considerando a diversidade dos recursos e elementos da linguagem. O evento também se propõe a discutir  outras questões relacionadas ao  ofício, como direitos autorais, jornada de trabalho, modelos de negócio e de prestação de serviço.

“TALKS” também traz a proposta de ser um espaço de reflexão para profissionais, estudantes e interessados de outras áreas do audiovisual, que não a dramaturgia, uma vez que vai promover discussões sobre o roteiro, através da perspectiva de artistas e técnicos que atuam em outros departamentos relacionados à criação de uma obra, como som, direção, produção e montagem, além de pesquisa.

PROGRAMAÇÃO

?               EIXO 1 – A profissionalização do ofício de roteirista

1° de novembro (segunda-feira), das 19h às 21h:

Conversa com a ABRA (Associação Brasileira de Autores Roteiristas), com Maíra Oliveira

Qual a importância de um roteirista se associar a uma entidade de classe em sua trajetória profissional?

Mediação: Alessandra Pastore

3 de novembro (quarta-feira), das 19h às 21h:

Conversa com a GEDAR (Gestão de Direitos de Autores Roteiristas), com Marcílio Moraes

Os direitos do roteirista no mercado audiovisual brasileiro: os desafios da luta por remuneração pela exibição de obras.

Mediação: Douglas Tourinho

5 de novembro (sexta-feira), das 19h às 21h:

Roteirista e empresa produtora: construindo acordos – uma perspectiva jurídica, com Raquel Lemos

As relações entre roteirista e empresa produtora. Compartilhando modelos de trabalho e de negócio, tipos de relações contratuais e acordos possíveis para viabilizar um desejo comum: a criação de uma obra audiovisual.

Mediação: Ailton Pinheiro

8 de novembro (segunda-feira), das 19h às 21h:

Mercado audiovisual hoje: realidade e perspectiva para produtores e roteiristas, com Mari Brasil

Uma conversa sobre o panorama atual do audiovisual brasileiro, no contexto de fragilidade das políticas públicas para o setor, boom do mercado de plataformas de streaming e a nova realidade trazida com a pandemia do coronavírus. 

Mediação: Sol Moraes

?               EIXO 2 – Experiências e desafios da escrita do roteiro

10 de novembro (quarta-feira), das 19h às 21h:

A adaptação, com Índigo

Como adaptar uma obra literária para um roteiro audiovisual. Os desafios e o processo de criação, a partir de uma obra existente.

Mediação: Carollini Assis

12 de novembro (sexta-feira), das 19h às 21h:

A criação coletiva em sala de roteiro de série, com Marco Borges

Processos de criação de conteúdo seriado em sala de roteiro, tendo como base a construção colaborativa e o consenso.

Mediação: José Araripe Jr.

16 de novembro (terça-feira), das 19h às 21h:

A criação de telenovela, com Paulo Halm

Um bate-papo sobre as narrativas ficcionais seriadas de longa duração e o desafio de surpreender o público a cada capítulo.

Mediação: Thaiane Machado

19 de novembro (sexta-feira), das 19h às 21h:

A criação ficcional a partir de histórias reais, com Fábio Meira

Como as histórias reais podem ser base e fonte de inspiração na concepção de conteúdo audiovisual de ficção.

Mediação: Edson Bastos

?               EIXO 3 – O ofício do roteirista e sua articulação com outras áreas de criação

17 de novembro (quarta-feira), das 19h às 21h:

A criação do som no roteiro, com Tide Borges

A importância do roteiro como fonte inicial da criação sonora na produção de obras audiovisuais. Um bate-papo, do ponto de vista do som, sobre os roteiros brasileiros da recente safra. Que caminhos o roteirista pode adotar para contribuir de forma mais direta na concepção sonora de uma obra audiovisual?

Mediação: Marise Urbano

22 de novembro (segunda-feira), das 19h às 21h:

Imaginando: a criação de imagens a partir do roteiro, com Rosa Caldeira

Como se dá a criação de imagens, do ponto de vista da direção de fotografia, a partir da leitura de um roteiro? Existe algum tipo de procedimento e/ou modo de escrita que o roteirista deve adotar para contribuir com o processo de concepção da fotografia de uma obra audiovisual?

Mediação: Susan Kalik

24 de novembro (quarta-feira), das 19h às 21h:

A montagem no documentário: a função do pré-roteiro, com Márcia Medeiros

O processo de criação de uma obra audiovisual do tipo documentário, a partir de estrutura de abordagem pré-existente, pré-roteiro, material de pesquisa e material bruto captado. O papel do roteirista no processo de montagem de obra factual e de não-ficção.

Mediação: Silvana Moura

26 de novembro (sexta-feira), das 19h às 21h:

O roteiro literário e a montagem na ficção, com Diana Vasconcellos

O processo de criação de uma obra audiovisual de ficção, a partir do roteiro e do material bruto captado. A relação do montador com o roteiro literário. A contribuição do roteirista durante o processo de montagem da ficção.

Mediação: Ceci Alves

“narrAtiVas – Programa de Formação Audiovisual da Bahia”

O Programa “narrAtiVas” é um projeto realizado pela Benditas Projetos Criativos, em parceria com o Estação do Drama, atividade de extensão da Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O projeto foi contemplado pelo Edital SAV/MINC/FSA nº 13/2018 da Linha de Formação e Qualificação Audiovisual e é financiado com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, através da Agência Nacional do Cinema (ANCINE) e do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Sobre a Benditas

A Benditas Projetos Criativos foi fundada em 2013, com foco em criação e produção de projetos em artes, cultura e audiovisual, bem como na formação de empreendedores criativos, entre técnicos, artistas e gestores culturais. Mostras, oficinas, cursos e eventos, além de séries, filmes e outros conteúdos audiovisuais compõem o portfólio da empresa. A Benditas também vem se consolidando na prestação de serviços de consultoria para agentes públicos e privados que atuam nas áreas de Economia Criativa e Inovação, especialmente no segmento audiovisual.

Compartilhar:

Mais lidas