Série que retrata o candomblé e a cultura afro-brasileira estreia dia 20, no Futura
A série Àgbára Dúdú – Narrativas Negras estreia no próximo dia 20, às 22h, como parte da programação especial do Canal Futura dedicada ao Dia da Consciência Negra. Gravada na Bahia, a série de 13 episódios, ambientada dentro dos terreiros de candomblé e construída pela vivência do povo de santo, faz uma imersão na cultura e religião afro-brasileira a partir da trajetória de grandes líderes e suas comunidades.
Com produção da Truque e direção de Silvana Moura, a série aborda temas como identidade, negritude, racismo, intolerância, história, cultura, religiosidade e gênero, entre outros.
O primeiro episódio acompanha yalorixá Mameto Lúcia e mostra a Festa de Bamburucema, tocando em temas como a presença afro no carnaval e a “ditadura da beleza branca europeia”. A temporada traz ainda episódios que retratam Joãozinho da Goméia; a trajetória de Mãe Olga do Alaketu; Mãe Menininha do Gantois, Mestre Didi, Pai Pecê de Oxumare, Pai Balbino Daniel de Paula, Mãe Jaciara, Mãe Raidalva e a importância da ancestralidade na formação da sociedade brasileira; entre outros personagens e temas fundamentais da história do candomblé.
Àgbára Dúdú – Narrativas Negras
Canal Futura
Estreia: 20/11 (sexta-feira), às 22h
Exibição: toda sexta-feira, às 22h
Disponível gratuitamente no FuturaPlay: http://www.futuraplay.org.br/
Série documental ambientada nos terreiros e construída pelo povo de santo. Uma imersão na cultura afro-brasileira.