Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Serrinha recebe lançamento do CD Céu, Terra, 51! Cada vez sai um…

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura
Lydia_Hortlio2

Após lançamento em Salvador, no início de julho, o CD “Céu, Terra, 51! Cada vez sai um… – Brinquedos dos meninos de Serrinha Hoje”, que tem direção e pesquisa assinadas por Lydia Hortélio, terá nesta quarta-feira (27) lançamento no município de Serrinha, às 10h, na Praça da Estação. Na ocasião, estarão presentes alunos e educadores das escolas que participaram da gravação do disco.

O CD teve pré-lançamento em abril, com a participação em importantes encontros nacionais como o 20º Congresso Brasileiro de Educação Infantil em Novo Hamburgo, 1º Fórum Mundial de Formação e Arte de Cultura em Belo Horizonte e IX Encontro de Educação Musical da Unicampem Campinas.

Composto por 40 faixas de brinquedos cantados e ritmados, o CD foi gravado entre 2014 e 2015, em Serrinha e Salvador, contando com a participação de mais de 60 crianças. O trabalho tem arranjos de Ari Colares, Dudu Reis e Nilton Azevedo, além da participação dos músicos Elisa Goritzki (flauta), Gel Barbosa (acordeon), Marcos Bezerra (violão), Reinaldo Boaventura (percussão) e Filarmônica 30 de Junho.

O projeto tem sua origem na pesquisa “100 anos de Música Tradicional de infância em um município do Sertão da Bahia” que vem sendo realizada há algumas décadas pela etnomusicólogaLydiaHortélio. Com o objetivo de fazer um levantamento dos brinquedos dos meninos de Serrinha, ao longo do sec. XX, a pesquisa resultou em mais de 600 brinquedos com música catalogados.

Em 2004 a pesquisadora lançou o CD “Ô, Bela Alice…”, cujo tema era a música tradicional da Infância no Sertão da Bahia no começo do século XX. Este novo trabalho “Céu, Terra, 51!…” debruça-se sobre a música e brinquedos da infância de hoje em dia no município de Serrinha.

“Chegamos à conclusão de que os Brinquedos Cantados e os Brinquedos Ritmados são expressões representativas da índole de um povo, ao carregarem, naturalmente, os elementos básicos de sua cultura, suas leis e princípios, os arquétipos, estruturas, a dinâmica particular, com a vivacidade da infância e as reverberações de sua história. Levemos nossas crianças a brincar, e estaremos levando o Brasil a se cumprir!”, afirma LydiaHortélio

O projeto é uma realização da Casa das Cinco Pedrinhas, Zerinho ou Um e NACOM com produção da Multi Planejamento Cultural, e conta com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Lydia Hortélio

Formação em Música: Piano, Educação Musical, Etnomusicologia. Estudos no Brasil, Alemanha, Portugal e Suíça. Dedica-se à pesquisa e documentação de Cultura da Criança e das Manifestações Musicais da zona rural do Município de Serrinha, sertão da Bahia, onde passou sua infância. Tem participação em vários projetos de Educação, apontando a inteireza, a graça e o poder do Ser Humano-Ainda-Novo, o significado e a importância das práticas da Cultura da Criança.

SERVIÇO

Lançamento CD Céu, Terra, 51! Cada vez sai um…

Local: Praça da Estação (Serrinha)

Horário: 10h

Gratuito

Compartilhar:

Mais lidas