Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

‘Sertãodemim’: Alana apresenta jornada do sertão ao mar em show no Rio Vermelho na quinta

3 - 4 minutos de leituraModo Leitura

‘Sertãodemim’: Alana apresenta jornada do sertão ao mar em show no Rio Vermelho na quintaA cantora e compositora Alana, natural de Juazeiro do Norte, no Ceará, e radicada em Salvador há 13 anos, faz show na quinta-feira (10), às 20h, na Varanda do Teatro Sesi Rio Vermelho, para o lançamento do primeiro EP, ‘Sertãodemim‘. A obra traz uma jornada pessoal e musical que honra suas raízes no sertão do Cariri, abraçando ainda a riqueza cultural da capital baiana.

‘Sertãodemim’ representa a identidade artística de Alana, reunindo sete composições originais que mesclam o tradicional e o contemporâneo através de ritmos como forró, xote, baião e ijexá, pintando um quadro vibrante da cultura nordestina. As canções retratam o amor, a devoção, o orgulho e o sentimento de pertencimento, assim como as formas de resistência e superação do povo nordestino. 

As faixas do EP contam histórias pessoais: “Ê menina” é um retrato poético da relação de Alana com sua avó Maria; “Tu e eu” explora as linguagens do amor; “Rainha Mãe” é dedicada a Iemanjá, misturando percussão afro-brasileira com batidas nordestinas; “Propósito” é um lembrete inspirador de que, apesar dos desafios, estamos aqui para sermos felizes; “Tempo” traduz em melodia a resistência do povo nordestino diante da estiagem; “Ser tão de mim” expressa a conexão inabalável de Alana com suas raízes; e “Meu sertão, meu Ceará” descreve poeticamente sua terra natal.

“O lançamento do Sertãodemim marca não apenas a realização de um sonho, mas também um pedaço da minha alma traduzida em música. Cada faixa carrega histórias, vivências e emoções que fazem parte de mim, do meu sertão, das raízes que me sustentam, da poesia e da fé que sempre me guiou. Desejo que esse EP encontre um lugar especial no coração de cada um”, detalha a artista.

Para a produção de “Sertãodemim”, Alana reuniu músicos talentosos: Jordi Amorim (produção musical, arranjos, violão e baixo), Cicinho de Assis (arranjo e sanfona), Tarcisio Santos (arranjo e violão), Tiago Nunes (percussão), Hélio Almeida (bateria), Felipe Guedes (pandeiro, trompete, flugelhorn e clarinete), Lorena Martins (bateria), Gleison Coelho (sax soprano) e Ana Paula Albuquerque (preparação vocal e direção artística).

Bio

Alana começou sua carreira musical em 2021, durante a pandemia, quando decidiu fazer transição de carreira: de advogada a artista profissional. A cantora é graduanda em Música Popular na EMUS – Escola de Música da UFBA e vem construindo gradualmente sua trajetória na arte, valorizando o forró e outros ritmos nordestinos.

Em 2021, ela fez sua estreia como cantora profissional com o show ‘Alana canta Gonzaguinha‘, circulando por teatros da capital baiana. Em 2023, seu single ‘Meu sertão, meu Ceará‘ foi finalista no 21° Festival Educadora e também canção de estreia do seu projeto autoral, o show “Sertãodemim”, na Sala do Coro do TCA, além de ter sido cantora convidada no show de tributo a Luiz Gonzaga, de Cicinho de Assis, ‘Uma noite para S. Luiz‘, performando ao lado de renomados músicos brasileiros como Armandinho Macêdo, Ana Paula Albuquerque e Roberto Mendes. 

Em 2025, a artista foi selecionada para integrar o Selo Educadora. Após o show de lançamento do EP no dia 10 de abril, Alana se apresenta durante toda a temporada de São João na Casa da Mãe, espaço cultural no Rio Vermelho.

SERVIÇO:

Lançamento do EP ‘Sertãodemim’ – Alana

Quando: 10 de abril de 2025, às 20h

Onde: Varanda do Teatro Sesi Rio Vermelho, Salvador/BA

Ingressos: R$ 30 (individual) e R$ 25 (casadinha) no Sympla

Plataformas e redes sociais:

Foto: Caio Lírio/Divulgação

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *