Sexta em Movimento acontece na Escola de Dança da Funceb
O projeto Sexta em Movimento, realizado pelo Curso de Educação Profissional em Dança da Funceb, traz para a Escola de Dança da Funceb, às sexta-feiras, de 10h50 as 12h20, seminários, oficinas, bate-papos, palestras, mostras artísticas e outras atividades relacionadas a dança, com o objetivo de propiciar aos alunos, professores e comunidade em geral, experiências que contribuam para a formação em dança e áreas de conhecimento correlatas, a partir de atividades extra curriculares. Toda a programação é gratuita.
Nesta sexta, 17 de março, Caique Melo mediará a oficina de danças Pop Americanas com Ênfase em Waarcking e Vogue, onde os presentes irão experimentar como eram realizadas as competições das danças conhecidas como “Ball Houses”, nas periferias norte-americanas, a partir de um breve trabalho sobre a história das danças e seus processos de modificação sócio-histórica.
Na próxima sexta, 24 de março, Denilson Santana comandará um seminário prático, Fundamentos para Dança Afro-Brasileira – História e Prática, que consiste na vivência das danças populares afro brasileiras e africanas sob uma perspectiva teórica-prática fundamental, no desenvolvimento das características e potencialidades expressivas e culturais dos participantes nas suas experiências psicomotoras e emocionais.
Na última sexta do mês, 31 de março, Robert Campelo mediará a oficina de Dança Afro Brasileira, estimulando o trabalho corporal a partir da essência das danças afro, com recorte na dança dos orixás, buscando sempre o desenvolvimento das habilidades corpóreas.
Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança – Com duração de dois anos e meio, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), já formou 27 turmas de novos profissionais que vêm contribuindo para a produtividade do cenário da dança da Bahia. Criado em 1988, objetiva capacitar jovens e adultos com conhecimentos e habilidades gerais e específicos na área da dança, visando à formação de profissionais aptos a uma ampla atuação, como dançarinos, intérpretes, produtores, coreógrafos-criadores e multiplicadores em dança.
No percurso da formação, os estudantes têm acesso a uma gama de informações e experiências artístico-pedagógicas em dança e de caráter prático-teórico, perpassando por diferentes componentes curriculares que fazem parte do Projeto Político Pedagógico do Curso como Estudos em: Capoeira, Balé, Dança Moderna, Danças Afro-brasleiras, Dança Populares e Dança Contemporâneas, Cinesiologia, Laboratórios de Habilidades Criativas, Dança Interface – Tecnológica e Artística, Elaboração de Projetos, Gestão Cultural e Políticas Públicas, História da Dança, Apreciação Estética e Análise Crítica, tudo com articulação interdisciplinar, para que os alunos possam desenvolver reflexões sobre a dança, a educação e o corpo. Todo este trajeto é subsidiado por etapas de estágios obrigatórios nas quais os futuros profissionais têm a possibilidade de vivenciar experiências para ampliar a construção de conhecimento.
Informações
Telefone: (71) 3116-6641
Horário de atendimento: 8h às 12h
E-mail: cursoprofissonalfunceb@gmail.c
Foto: Manuel Filho