Sinfônica Da Bahia lança plano de assinatura para a temporada 2020 da série Jorge Amado
Em 2020, a Orquestra Sinfônica da Bahia completa 38 anos de história e quatro anos sendo gerida pela sociedade civil através da Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA). Com o objetivo de criar laços ainda mais
firmes com o seu público cativo, a OSBA lança na Temporada 2020 um plano de assinaturas para a Série Jorge Amado. Realizada nas quintas-feiras, sempre às 20h na Sala Principal do TCA, a Jorge Amado é a mais importante série da Sinfônica da Bahia, trazendo solistas e regentes renomados e programas com grandes obras sinfônicas. Serão realizadas sete edições da série na Temporada 2020 a partir de março, o plano de assinaturas para estes concertos custa R$ 98 (inteira) e R$ 49 (meia) e estarão sendo vendidos a partir de quinta-feira (23) na bilheteria do TCA, postos dos SAC’s Barra e Bela Vista ou no site do Ingresso Rápido. Além do desconto no valor total dos ingressos e parcelamento em até 3x sem juros, a assinatura garante poltrona fixa em todos os concertos da série e ainda outros benefícios que serão divulgados durante a temporada.
Para a Temporada 2020 da Série Jorge Amado, o diretor artístico e regente titular da OSBA, Carlos Prazeres, preparou programas com compositores como TCHAIKOVSKY, HÄNDEL, BACH, BEETHOVEN, BRUCKNER e WAGNER. Entre os solistas convidados para estes concertos estão o clarinetista venezuelano Jorge Montilla (28 de maio) e o barítono Lício Bruno (20 de agosto). Já os regentes convidados são o mexicano Enrique Diemecke (17 de setembro), diretor geral artístico do Teatro Colón, em Buenos Aires e Fernando Cordella (16 de abril) que além de reger o concerto fará solos de cravo. O primeiro concerto, que também marca a abertura da temporada, acontece no dia 19 de março com regência de Carlos Prazeres e solos da spalla Priscila Rato interpretando obras de Tchaikovsky (1840- 1843).
A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), criada em 30 de setembro de 1982, é uma companhia estadual que integra os corpos artísticos do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).
PROGRAMAÇÃO: SÉRIE JORGE AMADO 2020
*Programação sujeita a alteração
19/MAR | SÉRIE JORGE AMADO I (ABERTURA DE TEMPORADA – FESTIVAL TCHAIKOVSKY)
É dentro da principal série da OSBA, a Série Jorge Amado, que Sinfônica da Bahia abre a temporada 2020 no dia 19 de março (quinta-feira), às 20h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves com o Festival Tchaikovsky. Com regência de Carlos Prazeres e solos da spalla Priscila Rato, a OSBA interpreta Concerto para violino em Ré Maior, Op. 35 e Sinfonia Manfredo, Op. 58 do compositor russo P.I. TCHAIKOVSKY (1840- 1843), recebendo o público neste novo ano com estas duas grandes obras do período romântico.
PROGRAMA
P. I. TCHAIKOVSKY – Concerto para violino em Ré maior, Op.35
P. I. TCHAIKOVSKY – Manfredo, Op. 58
Data/Hora: 19/03 (quinta-feira), às 20h
Local: Sala Principal TCA
Regente: Carlos Prazeres
Solista: Priscila Rato(violino)
16/ABR | SÉRIE JORGE AMADO II (BACH & HÄNDEL)
O regente e cravista Fernando Cordella, um dos principais cravistas da América Latina, é o convidado do segundo concerto da Série Jorge Amado em 2020 para interpretar repertório barroco com a OSBA no dia 16 de abril, às 20h, no Teatro Castro Alves. Com regência de Fernando Cordella e solos de cravo próprio Cordellae do flautista Lucas Robatto, a Sinfônica da Bahia interpreta Suite Orquestral nº 3 em Ré maior, BWV 1068 eSuite Orquestral nº 2 em Si menor, BWV 1067 do compositor alemão J.S. BACH (1685-1750); e Música Aquática: Excertos, HWV 348-350 eMúsica para os reais fogos de artifício, HWV 351do compositor anglo-alemão G.F. HÄNDEL ( 1685-1759).
PROGRAMA
J. S. BACH – Suite Orquestral nº 3 em Ré maior, BWV 1068
G. F. HÄNDEL – Música Aquática: Excertos, HWV 348-350
J. S. BACH – Suite Orquestral nº 2 em Si menor, BWV 1067
G. F. HÄNDEL – Música para os reais fogos de artifício, HWV 351
Data/Hora: 16/04 (quinta-feira), às 20h
Local: Sala Principal TCA
Regente: Fernando Cordella
Solista: Fernando Cordella (cravo)e Lucas Robatto (flauta)
28/MAI | SÉRIE JORGE AMADO III (FESTIVAL INTERNACIONAL DE CLARINETISTAS DA BAHIA)
Dentro da programação do Festival Internacional de Clarinetistas da Bahia, a terceira edição da Série Jorge Amado de 2020 acontece no dia 28 de maio, às 20h, no Teatro Castro Alves. Com regência de Carlos Prazeres e solos do clarinetista venezuelano Jorge Montilla, a OSBA interpreta Concerto para clarineta nº 2 em Mi Sustenido maior, Op. 74, do compositor alemão C.M. V. WEBER (1786-1826) e Sinfonia nº 5 em Ré maior, do compositor inglês R.V. WILLIAMS (1872-1958).
PROGRAMA
C. M. V. WEBER – Concerto para clarineta nº 2 em Mi Sustenido maior, Op. 74
R. V. WILLIAMS – Sinfonia nº 5 em Ré maior
Data/Hora: 28/05 (quinta-feira), às 20h
Local: Sala Principal TCA
Regente: Carlos Prazeres
Solista: Jorge Montilla(clarineta)
09/ JUL | SÉRIE JORGE AMADO IV (CICLO BEETHOVEN)
O Ciclo Beethoven está de volta em 2020! Depois de sete edições em 2019 interpretando as sinfonias do compositor alemão L.V. BEETHOVEN (1770-1827), a OSBA interpreta a emblemática Sinfonia nº 9 em Ré menor, dentro da Série Jorge Amado no dia 09 de julho, às 20h, no Teatro Castro Alves, com regência de Carlos Prazeres e solos de Joyce Martins (soprano), Carla Rizzi (contralto), Clayton Puzzi (tenor) e Anderson Barbosa (baixo).
PROGRAMA
L. V. BEETHOVEN – Sinfonia nº 9 em Ré menor, Op. 125 (Coral)
Data/Hora: 09/07 (quinta-feira), às 20h
Local: Sala Principal TCA
Regente: Carlos Prazeres
Solista: Joyce Martins (soprano), Carla Rizzi (contralto), Clayton Puzzi (tenor) e Anderson Barbosa (baixo).
20/AGO | SÉRIE JORGE AMADO V (GALA WAGNER)
A Série Jorge Amado da OSBA apresenta concerto com trechos emblemáticos de quatro óperas do compositor romântico alemão R. WAGNER (1813-1883):Os Mestre Cantores de Niremberg, Tristão e Isolda, Parsifal, e A Valquíria. O concerto acontece no dia 20 de agosto, às 20h, no Teatro Castro Alves sob regência de Carlos Prazeres e solos do baixo barítono Lício Bruno, premiado cantor brasileiro com mais de 50 personagens em óperas de diferentes autores, períodos e estilos.
PROGRAMA:
R. WAGNER – Os Mestre Cantores de Nuremberg: Prelúdio
R. WAGNER – Tristão e Isolda: Prelúdio e Morte de Amor
R. WAGNER – Parsifal, Prelúdio do Ato I: “Ja, Wehe! Wehe! Weh’ übermich
R. WAGNER – A Valquíria, A Cavalgada das Valquírias: “Lebwohl, dukühnes, herrlichesKind!”
Data/Hora: 20/08 (quinta-feira), às 20h
Local: Sala Principal TCA
Regente: Carlos Prazeres
Solista: Lício Bruno (baixo barítono)
17/SET | SÉRIE JORGE AMADO VI
O Diretor Geral Artístico do Teatro Colón, em Buenos Aires, Enrique Diemecke é o convidado da OSBA para reger este concerto da Série Jorge Amado que interpreta a Sinfonia nº 4 em Mi Sustenido maior, WAB 104, também conhecida como Sinfonia Romântica, do compositor austríaco A. BRUCKNER (1824-1896). Assim como os outros trabalhos de Bruckner, esta sinfonia possui uma orquestração bastante densa e cheia de contrastes: há sempre algo de imprevisível. O concerto acontece no dia 17 de setembro, às 20h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves.
PROGRAMA
A. BRUCKNER – Sinfonia nº 4 em Mi Sustenido maior, WAB 104 (Romântica)
Data/Hora: 17/09 (quinta-feira), às 20h
Local: Sala Principal TCA
Regente: Enrique Diemecke
12/NOV | SÉRIE JORGE AMADO VII (FUTURÍVEL)
O último concerto do ano da Série Jorge Amado traz o Futurível, projeto da OSBA que convida seu público para um mergulho no rico universo da música de concerto contemporânea, com compositores ativos no século XX. Com regência de Carlos Prazeres e solos do violinista Francisco Roa, a Sinfônica da Bahia interpreta Concerto para violino “em memória de um anjo”, do austríaco A. BERG (1885-1935), composta entre a primavera e o verão de 1935, meses antes da morte do compositor. O concerto também traz obras do período barroco e romântico, mas que além de dialogarem musicalmente com obras mais contemporâneas, foram revolucionárias e vanguardistas na época em que foram compostas: Coral “Esistgenug, Herr, wennesdirgefällt” da Cantata BWV 60 e Coral “Jesus bleibetmeineFreude” da Cantata BWV 147 (HerzundMundundTatundLeben, de J.S BACH (1685-1750) e Tristão e Isolda: Prelúdio e Morte de Amor, de R. WAGNER (1813-1883).
PROGRAMA:
R. WAGNER – Tristão e Isolda: Prelúdio e Morte de Amor
J. S. BACH – Coral “Esistgenug, Herr, wennesdirgefällt” da Cantata BWV 60
A. BERG – Concerto para violino “em memória de um anjo”
J. S. BACH – Coral “Jesus bleibetmeineFreude” da Cantata BWV 147 (Herz und Mund und Tat und Leben)
Data/Hora: 12/11 (quinta-feira), às 20h
Local: Sala Principal TCA
Regente: Carlos Prazeres
Solista: Francisco Roa(violino)
Foto: Fernando Gomes