Som Por Elas Apresenta: Bota Lá Dentro, manifesto musical por mais mulheres em espaços de poder
Feat entre Prethaís (DF) e Rosa Luz (SP) foi premiado na Plataforma Som Por Elas (BA) e é lançado nesta quinta-feira, 4.
Na semana da Independência do Brasil, a música “Bota Lá Dentro” é o primeiro de quatro lançamentos acelerados pela Som Por Elas. O feat entre Prethaís (DF) e Rosa Luz (SP) chega nas plataformas digitais em 4 de setembro, unindo pagodão baiano, trap e funk em um manifesto pela presença de mulheres nos palcos e espaços de poder.
Ouça a música: https://atbq.biz/botaladentro
“Bota Lá Dentro” inaugura a temporada de lançamentos da Plataforma Som Por Elas, iniciativa baiana que acelera carreiras femininas na música e promove mais mulheres em espaços de destaque. Premiado pelo programa, o single reúne a potência de Prethaís e Rosa Luz em um feat que conecta Salvador, Brasília e São Paulo, propondo uma experiência sonora marcada pela fusão de ritmos como o pagodão, o trap e o funk.
O lançamento traz ainda um audiovisual dirigido por Ana Poney (DF) e Batz (SP), com produção musical assinada por BM Ally do Estúdio Black Monster em Brasília. Parceiros que fortalecem a entrega dos três pilares que sustentam a plataforma: Conexão, Desenvolvimento e Oportunidade para mulheres da música.
“Nosso objetivo é proporcionar às mulheres, acesso, não apenas a conhecimento, mas também conexões genuínas com o mercado brasileiro e oportunidades reais para suas carreiras ao lado de parceiros que também acreditam nesses sonhos com a gente”, explica Beatriz, Diretora de Projetos da Som Por Elas.
A plataforma foi testada por 50 mulheres antes do lançamento nacional para assinantes, que acontece em 18 de outubro, na Feira Som Por Elas. Dentre as participantes do ciclo teste, 4 foram escolhidas para uma jornada de aceleração, incluindo produção musical de um single, ensaio fotográfico, visualizer, planejamento de comunicação do lançamento musical e participação especial no evento Noite Som Por Elas.
“A escolha da data para o lançamento não foi atoa, domingo é 7 de Setembro e esperamos ocupar a independência com mulheres lá dentro — do congresso, do Spotify, da Som Por Elas e de todos os lugares que pudermos ocupar”, divide a artista premiada Prethaís.
“Esse feat é um presente do tempo, eu e Prethaís fizemos uma primeira parceria no início da carreira e agora, um projeto mais maduro musicalmente, politicamente e na estética também”, explica Rosa Luz.
O projeto segue com outras três faixas premiadas e, no dia 10 de outubro, terá evento especial de lançamento em Salvador, no Espaço Cultural da Barroquinha com pocket show de Prethaís, Neftara, Bia Maia e EuLá, artistas aceleradas pela Som Por Elas.
A plataforma Som Por Elas foi contemplada pelo edital Gregórios – Ano IV com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura e Governo Federal.
Sobre as artistas
Natural de Xique-Xique (BA), a cantora e compositora Prethaís consolidou sua trajetória no Distrito Federal ao longo da última década, sendo reconhecida pela Secretaria de Cultura do DF, pela Fundação Cultural Palmares e em concursos do Ilê Aiyê e Olodum. Quilombola e representante da música preta brasileira, a artista reforça em cada projeto a música como ferramenta política e artística. Ao lado de Rosa Luz, rapper, performer e ativista trans de São Paulo, o single ganha contornos ainda mais urgentes e transformadores.
Sobre Som Por Elas
Som Por Elas é a frente de educação e selo musical da plataforma Pagode Por Elas. A comunidade é um espaço formativo, de troca e oportunidade para mulheres do mercado da música baiana que surge através de uma aceleração internacional. Já o selo distribui os lançamentos de carreiras femininas, além dos projetos autorais da Pagode Por Elas. A comunidade já realizou 3 ciclos formativos desde 2022, impactou +50 mulheres e o selo lançou +20 projetos de artistas de diferentes gêneros musicais.
