Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Sugestão literária – Cogito Editora lança coletânea com 153 autores poetas baianos para celebrar o Ano da França no Brasil

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura

Cogito Editora lança coletânea com 153 autores poetas baianos para celebrar o Ano da França no Brasil

Com 336 páginas, volume especial da Coleção Bardos Baianos conta com poetas de 78 cidades dos 27 territórios de Identidade da Bahia

Nesta sexta-feira, dia 14 de novembro, a partir das 19h, acontece na Aliança Francesa Salvador, localizada na Av. Sete de Setembro, 401 / 2726, Ladeira da Barra, o lançamento da Antologia Poética Bardos Baianos – Territórios em Palavra, edição especial bilíngue (português-francês) da Coleção Bardos Baianos, publicada pela Cogito Editora sob a organização de Ivan de Almeida. A obra reúne 153 poetas de 78 cidades, representando os 27 Territórios de Identidade da Bahia.

A obra que revela a força criativa e plural da poesia baiana contemporânea, conta com prefácio do ator e poeta Jackson Costa, apresentação do secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, e nota do diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, Sandro Magalhães.

O livro consolida um marco histórico da literatura baiana ao promover o diálogo entre culturas e projetar a palavra poética da Bahia para o mundo. O evento contará com uma programação cultural com música e poesia e coquetel no final.

Evento virtual:

Para quem não puder estar presente, haverá no dia seguinte, 15/11 (sábado), às 19h, a transmissão ao vivo no Canal da Cogito Editora no YouTube, conectando autoras e leitores de diferentes lugares para celebrar esse momento especial.

Sobre a coleção Bardos Baianos:

Com o objetivo de fomentar a produção poética por toda Bahia e a divulgação dos seus poetas, das mais diferentes regiões do estado, cada qual com a sua peculiaridade, a Cogito Editora, a COLEÇÃO BARDOS BAIANOS, consiste na publicação de 27 coletâneas, uma para cada Territórios de Identidade, conforme metodologia desenvolvida pelo Governo do Estado da Bahia, no qual utiliza como base, o conceito de um “espaço físico, geograficamente definido, geralmente contínuo, caracterizado por critérios multidimensionais, tais como o ambiente, a economia, a sociedade, a cultura, a política e as instituições, e uma população com grupos sociais relativamente distintos, que se relacionam interna e externamente por meio de processos específicos, onde se pode distinguir um ou mais elementos que indicam identidade, coesão social, cultural e territorial”.

O projeto editorial dedicado ao fundador do Círculo de Estudo Pensamento e Ação (CEPA), professor Germano Machado, traz o poeta Castro Alves como patrono. Além de oferecer importante contribuição para a poesia baiana, ao promover o mapeamento dos poetas contemporâneos nos mais distantes rincões do Estado, também faz “homenagem póstuma” a um poeta de valor reconhecido pela comunidade literária regional, possibilitando que as novas gerações de autores conheçam as grandes individualidades da nossa literatura.

SERVIÇO:

O quê:

Lançamento de da Antologia Poética Bardos Baianos – Territórios em Palavra

Quando:

Presencial – 14/11 das 19 às 21h

 Virtual – 15/11 das 19 às 22h

Onde:

Aliança Francesa Salvador, localizada na Av. Sete de Setembro, 401 / 2726, Ladeira da Barra

Transmissão ao vivo no Canal da Cogito Editora no YouTube

Entrada franca.

Compartilhar:

Mais lidas

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *