Tarde Cultural conta a história dos 20 anos do Ponto de Cultura Casa do Sol
Motivada pelas comemorações dos seus 20 anos, a Casa do Sol convida a comunidade para mais uma edição da Tarde Cultural, com o espetáculo que faz um passeio pela trajetória de duas décadas da instituição. O evento será no dia 26 de novembro de 2017, na quadra de esportes de Cajazeiras 5 (ao lado do Colégio Naomar Alcântara), às 16h.
A Tarde Cultural é promovida pela Casa do Sol e integra as atividades do Projeto Adolescentes em Arte Ação, pautado por reflexões sobre a adolescência, a auto-estima, a cidadania e a autonomia. O evento – que este ano celebra 15 anos – apresenta ao público as produções artísticas desenvolvidas ao longo do ano pelas oficinas formativas de teatro, canto, percussão, dança e violão, e integra as ações e atividades do Ponto de Cultura, importante título e espaço de aprendizado conjunto e reflexão acerca da cultura, cidadania e outros assuntos de interesse do território de Cajazeiras, conquistado pela Casa do Sol.
Nesta edição, o espetáculo tem como proposta apresentar a trajetória de 20 anos da Casa do Sol através da música, teatro e dança. Ao longo de todo o ano os adolescentes do projeto entrevistaram pessoas que participaram do processo de construção da instituição, bem como conversaram com crianças, educadoras e adolescentes que atuam ou passaram pela Casa do Sol. Animado pelo tema central das comemorações dos 20 anos, “Celebrando a vida, fazendo história, construindo pontes”, o grupo conheceu um pouco mais da instituição, se envolveu com a sua história e se emocionou com os relatos sobre a importância da comunidade na criação e manutenção de uma instituição como a Casa do Sol, que lançou sementes que já estão florescendo.
20 anos de presença efetiva no bairro – A Casa do Sol nasceu em 1997, criada pelo então pároco da comunidade de Cajazeiras, Pe.LuísLintner, que preocupado com a realidade das crianças e adolescentes, apostou em uma entidade que pudesse contribuir para o desenvolvimento pleno, principalmente, de crianças, adolescentes e jovens.
A instituição, constituída Ponto de Cultura em 2014, conta com uma trajetória marcada pelo reconhecimento da sua presença e atuação no bairro de Cajazeiras. Em 2006, foi vencedora do Prêmio Criança 2006, oferecido pela Fundação Abrinq. Este prêmio revelou que a CASA DO SOL desenvolve um trabalho que congrega educação e cuidado, valorização da cultura, da história local e dosaber de cada criança.
Em 2007, a entidade foi finalista do Prêmio Itaú Social, importante premiação oferecida pelo Instituto Itaú Social, em nível nacional, na categoria de projetos de médio porte, desenvolvido com crianças e adolescentes do projeto Adolescentes em Arte Ação. Em 2010, a Petrobras iniciou o patrocínio do Projeto Viver e Aprender: pelo direito de ser criança, voltado para a intervenção em situações de vulnerabilidade e risco social das crianças, desenvolvendo ainda a articulação com a comunidade e o uso de tecnologias educacionais aprimoradas, garantindo educação infantil integral e atividade de contraturno escolar para 144 crianças, entre 03 e 12 anos.
Pontos de Cultura – são grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural que desenvolvem e articulam atividades culturais em suas comunidades e em redes, reconhecidos e certificados pelo Ministério da Cultura por meio dos instrumentos da Política Nacional de Cultura Viva, recebendo apoio institucional, técnico e financeiro do Governo do Estado e do Governo Federal. Na Bahia, a política de Pontos de Cultura é gerida pela Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultural (Sudecult).