Nos dias 13 e 14 de julho, próximas quarta e quinta-feira, às 20h, serão apresentados no Cabaré dos Novos do Teatro Vila Velha dois espetáculos da pesquisadora, atriz e diretora Joice Aglae. As peças "As Bodas de Umbigolina Goiabenta" e "Transduções Caleidoscópicas e Imaginações" exploram os universos do Palhaço e da Commedia dell'arte, respectivamente, e são frutos de experiências da artista em países como Brasil, França, Itália e Luxemburgo. A bilheteria dos espetáculos será revertida para a campanha de financiamento coletivo em apoio ao Teatro Vila Velha, intitulada "Cole com o Vila, velho", que está no ar até 31 de julho no site www.kickante.com.br/teatrovilavelha.
Fundadora da Cia Buffa de Teatro (Salvador) e co-fundadora da compahia de teatro Bottega Buffa CircoVacanti (Trento, Itália), Joice Aglae é pós-doutora pela Universidade de Turim, Itália, e pela Universidade Federal de Uberlândia, onde foi professora colaboradora da Graduação em Teatro e da Pós-Graduação em Artes, mas foi em Salvador que desenvolveu boa parte da sua trajetória como "pesquisatriz", quando fez mestrado e doutorado na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Em seus trabalhos, volta os olhares para as relações entra a Commedia dell'arte, o palhaço (clown) e o bufão e as manifestações populares brasileiras.
No dia 14 de julho, quinta-feira, 20h, acontece “TRANSDUÇÕES CALEIDOSCÓPICAS E IMAGINAÇÕES”, uma aula-espetáculo que explora as conexões entre a Commedia Dell’arte e a cultura brasileira. O roteiro do espetáculo enfoca a rede conectiva que se forma entre as práticas espetaculares populares brasileiras e as máscaras da commedia dell’arte.
Sobre Joice Aglae
Joice Aglae Brondani, mais conhecida apenas como Joice Aglae, nasceu na cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, em 1976. Em 2000, forma-se em Direção Teatral, Licenciatura em Artes Cênicas, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). No ano seguinte, transfere-se para Salvador, onde cursa mestrado em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com a pesquisa "Clown, Absurdo e Encenação: Processos de Montagem dos Espetáculos Godô, Trattoria, Joguete", quando faz intercâmbio com Universite Paris X. Em 2006, inicia o doutorado, com o apoio do CNPq e CAPES, na mesma instituição acadêmica. O campo de investigação escolhido centra-se na cultura popular brasileira em relação a popular italiana, com atenção especial para o Carnaval, os Buffoni e máscaras da Commedia dell'Arte, em conjunto com referências a capoeira e outras práticas espetaculares tradicionais brasileiras. Para a conclusão da tese de doutorado a partir de 2007 até 2009, vai para a Itália, para um projeto internacional de intercâmbio com a Universidade de Roma e da Scuola Sperimentale dell'Attore. Em março de 2010 obteve o título de Doutor. Complementos de sua formação são momo, balé, danças tradicionais brasileiras e circo, figurino, maquiagem, arte da palhaçaria, bufonaria e commedia dell'arte. Fundadora da Cia. Buffa de Teatro, com sede em Salvador, e co-fundadora da companhia de teatro Bottega Buffa CircoVacanti, de Trento (Itália). De 2011 a 2014 é Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Artes do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia/MG. Em 2011 integra o elenco de SlavaSnowShow, clown Russo. Em 2012, dirige o espetáculo "Madame est Bonne", a partir da obra "As Criadas", de Jean Genet e do crime das irmãs Papin, na companhia francesa La Nef Aillée. Pós-doutorado PRODOC-CAPES (2011-2014) em Comicidade e Criação no PPGAC-UFU-MG onde também foi professora colaboradora da Graduação em Teatro e da Pós Graduação em Artes da Universidade Federal de Uberlândia (2011-2014). Pós-doutorado pela UNITO-ITA (2015-2016), pesquisando Máscaras Femininas da Commedia dell'arte e relações com a mitologia e arquétipos de Iansã e Pombogiras.
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