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Tecnologia e comunicação na educação: como equilibrar excesso de telas e aprendizado?

5 - 7 minutos de leituraModo Leitura

Especialistas discutem impactos da exposição excessiva à tecnologia na saúde mental e estratégias para o consumo saudável de informações frente à proibição de celulares nas escolas

A partir da recém-sancionada Lei nº 15.100/2025, que limita o uso de celulares nas escolas, o Arena de Ideias, videocast produzido pela Oficina Consultoria, traz nesta quinta (30), uma análise aprofundada sobre os impactos da tecnologia na educação, com a participação de Patrícia Blanco, presidente executiva do Instituto Palavra Aberta, Adriano Floriani, diretor de Metodologias Proprietárias e Projetos da Oficina Consultoria, e Leonardo Pedreira, gerente de Educação Básica no SESI.

O debate vai explorar como o uso excessivo de telas afeta a saúde mental e o papel das instituições de ensino no desenvolvimento de habilidades para um consumo saudável de informações, bem como a importância de transformar a tecnologia em uma aliada no processo educacional e no bem-estar das novas gerações. A conversa será mediada por Miriam Moura, consultora associada da Oficina.

A limitação do uso de celulares nas escolas gerou debates intensos entre pais, educadores e especialistas, com preocupações sobre o uso indiscriminado da tecnologia por jovens. No Brasil, o impacto das telas no desempenho escolar e no comportamento social já motivou ações legislativas em diferentes estados, e alguns já proíbem o uso dos equipamentos eletrônicos apenas dentro da sala de aula. As escolas ainda aguardam o detalhamento da Lei 15.100/2025 pelo Ministério da Educação (MEC). Uma pesquisa da Nexus, realizada em novembro de 2024, revelou que 86% dos brasileiros apoiam restrições ao uso de celulares nas escolas, sendo que 54% defendem a proibição total e 32% preferem restrições condicionadas a atividades pedagógicas.

O psicólogo social Jonathan Haidt, autor do livro “A Geração Ansiosa”, destacou a relação entre o aumento do uso de smartphones e a crise de saúde mental em jovens. Segundo Haidt, desde a popularização dos smartphones em 2010, as taxas de depressão, ansiedade, automutilação e suicídio explodiram em diversos países, evidenciando os efeitos de uma infância hiperconectada. O livro foi um dos mais vendidos em 2024.

O Arena de Ideias, promovido pela Oficina Consultoria, é um espaço online dedicado à reflexão sobre comunicação, reputação, educação e tecnologia. O episódio #154 começa às 9h30, nesta quinta (30/1), pelo Youtube. Acompanhe os debates, quinzenalmente, no canal do Arena de Ideias. Os episódios, transmitidos quinzenalmente pelo YouTube, também estão disponíveis no Spotify.
 



SERVIÇO
Arena de Ideias #154 – COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE EXCESSO DIGITAL
Data de Transmissão: 30 de janeiro de 2025
Convidados: Patrícia Blanco (Instituto Palavra Aberta), Leonardo Pedreira (SESI) e Adriano Floriani (Oficina Consultoria).
 Apresentação: Miriam Moura
Onde assistir: YouTube do Arena de Ideias

A partir da recém-sancionada Lei nº 15.100/2025, que limita o uso de celulares nas escolas, o Arena de Ideias, videocast produzido pela Oficina Consultoria, traz nesta quinta (30), uma análise aprofundada sobre os impactos da tecnologia na educação, com a participação de Patrícia Blanco, presidente executiva do Instituto Palavra Aberta, Adriano Floriani, diretor de Metodologias Proprietárias e Projetos da Oficina Consultoria, e Leonardo Pedreira, gerente de Educação Básica no SESI.

O debate vai explorar como o uso excessivo de telas afeta a saúde mental e o papel das instituições de ensino no desenvolvimento de habilidades para um consumo saudável de informações, bem como a importância de transformar a tecnologia em uma aliada no processo educacional e no bem-estar das novas gerações. A conversa será mediada por Miriam Moura, consultora associada da Oficina.

A limitação do uso de celulares nas escolas gerou debates intensos entre pais, educadores e especialistas, com preocupações sobre o uso indiscriminado da tecnologia por jovens. No Brasil, o impacto das telas no desempenho escolar e no comportamento social já motivou ações legislativas em diferentes estados, e alguns já proíbem o uso dos equipamentos eletrônicos apenas dentro da sala de aula. As escolas ainda aguardam o detalhamento da Lei 15.100/2025 pelo Ministério da Educação (MEC). Uma pesquisa da Nexus, realizada em novembro de 2024, revelou que 86% dos brasileiros apoiam restrições ao uso de celulares nas escolas, sendo que 54% defendem a proibição total e 32% preferem restrições condicionadas a atividades pedagógicas.

O psicólogo social Jonathan Haidt, autor do livro “A Geração Ansiosa”, destacou a relação entre o aumento do uso de smartphones e a crise de saúde mental em jovens. Segundo Haidt, desde a popularização dos smartphones em 2010, as taxas de depressão, ansiedade, automutilação e suicídio explodiram em diversos países, evidenciando os efeitos de uma infância hiperconectada. O livro foi um dos mais vendidos em 2024.

O Arena de Ideias, promovido pela Oficina Consultoria, é um espaço online dedicado à reflexão sobre comunicação, reputação, educação e tecnologia. O episódio #154 começa às 9h30, nesta quinta (30/1), pelo Youtube. Acompanhe os debates, quinzenalmente, no canal do Arena de Ideias. Os episódios, transmitidos quinzenalmente pelo YouTube, também estão disponíveis no Spotify.
 



SERVIÇO
Arena de Ideias #154 – COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE EXCESSO DIGITAL
Data de Transmissão: 30 de janeiro de 2025
Convidados: Patrícia Blanco (Instituto Palavra Aberta), Leonardo Pedreira (SESI) e Adriano Floriani (Oficina Consultoria).
 Apresentação: Miriam Moura
Onde assistir: YouTube do Arena de Ideias

CONVIDADOS DO ARENA DE IDEIAS 

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Patrícia Blanco, presidente executiva do Instituto Palavra Aberta
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Formada em Relações Públicas pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, com Pós-graduação em Marketing pela ESPM, é atualmente Presidente Executiva e do Conselho Diretor do Instituto Palavra Aberta, entidade que coordena o EducaMídia, programa que visa capacitar e engajar educadores e instituições de ensino no processo de educação midiática de jovens, desenvolvendo seus potenciais de comunicação nos diversos meios, a partir da interpretação crítica das informações, produção ativa de conteúdos e participação responsável na sociedade.

Leonardo Pedreira, gerente de Educação Básica no SESI
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Leonardo Pedreira é Gerente de Educação Básica no Departamento Nacional do SESI, onde trabalha com os 27 estados por uma educação de excelência aos 300 mil alunos da rede. Trabalhou na construção do Sistema SESI de Educação com Material Didático, Avaliação, Planos de Aulas e Plataformas Educacionais. Fundou o “Centro SESI de Formação em Educação”, trabalhou para a expansão da Nova EJA e desenvolveu itinerários de Novo Ensino Médio. Apaixonado por educação é formado em Administração pela USP, aprofundou-se em psicologia na Espanha. Trabalhou na Fundação Lemann com avaliação e dados e foi Consultor Nacional da frente Consed / Undime de implementação da BNCC. Foi Coordenador Geral no MEC na política de EJA, na Educação Integral e Temas Contemporâneos Transversais e trabalhou na Secretaria do Estado de São Paulo.

Adriano Floriani, diretor de Metodologias Proprietárias e Projetos da Oficina Consultoria
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Consultor de Comunicação, Gestão de Reputação e Influência com ampla experiência em estratégias de comunicação, posicionamento e imagem, planejamento, relacionamento com a mídia, reportagem e edição na mídia impressa e digital. Coordenação da comunicação institucional de órgãos do Governo Federal, liderando equipes e ações integradas de mídia, gestão de crise e articulação entre diferentes esferas governamentais, incluindo participação no planejamento e na organização de megaeventos internacionais no país. Atuação direta no assessoramento de ministros de Estado e na comunicação da Presidência da República, com destaque para a produção de conteúdo estratégico, como artigos de opinião e discursos de autoridades.

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